Isabella Cardoso Melo é aluna da 3ª série do Ensino Médio no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Polivalente Professora Antusa, em Campos Belos

O projeto ‘Cidade em Chamas: Reflexões Sobre o Impacto das Queimadas’ garantiu a participação da estudante Isabella Cardoso Melo na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM).

Isabella tem 17 anos e cursa a 3ª série do Ensino Médio no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Polivalente Professora Antusa, em Campos Belos. Ela participará da etapa internacional do PJM, que será realizada entre os dias 11 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O resultado do processo de seleção foi divulgado na última quinta-feira-feira (29/05), durante evento em Brasília. O encontro contou com a participação de 79 estudantes de todos os estados brasileiros.

Após a apresentação de todas as propostas na etapa Nacional, foram os próprios alunos que se reuniram para eleger um representante por Estado. Foi então que Isabella Cardoso Melo foi eleita para o PJM.

Além dela, estavam presentes os estudantes Ana Luiza Mendes Barfknecht, do Cepi Osvaldo da Costa Meireles, em Luziânia; e Lucas Octavio Silva de Oliveira, do CEPMG de Valparaiso de Goiás. Os três viajaram a Brasília acompanhados pelo coordenador de Juventudes da Seduc/GO, Ismayle Barbosa.

Experiência única

Isabella conta que participar do PJM em Brasília foi uma experiência enriquecedora e única. “Tive a oportunidade de representar minha escola e meu Estado, dialogando com jovens de diferentes realidades sobre temas que impactam diretamente nosso futuro, como a integração regional, a educação e as mudanças climáticas”, diz.

Segundo ela, um dos momentos mais marcantes foi conhecer de perto espaços importantes da política nacional, como o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. “Estar nesses lugares me fez perceber ainda mais a importância da participação juvenil na construção de políticas públicas justas e inclusivas. Volto com a certeza de que somos protagonistas e que nossas ideias, quando unidas, têm o poder de transformar não só a escola, mas também a sociedade como um todo”, destaca.

Sobre o projeto que ela elaborou, Isabella ressalta ser de suma importância abordar os impactos devastadores provocados pelas queimadas na região de Campos Belos, em Goiás. “Meu projeto busca sensibilizar os estudantes sobre os efeitos das queimadas, promovendo uma reflexão crítica sobre suas causas e consequências por meio da produção de vídeos educativos, gincanas e redações, fomentando a mobilização e o engajamento juvenil”, conclui.

Sobre o PJM

O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

Além de ampliar seus conhecimentos, os estudantes vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade de expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para a formulação de propostas que reflitam suas necessidades.



Fonte da Notícia

Related Post