A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) liberou a lista com os 500 estudantes da rede estadual de ensino que integram o primeiro grupo de intercambistas do programa Prontos pro Mundo em 2026. Entre esses estudantes, 59 deles são da região administrativa de Sorocaba. Na cidade de Piraju, a Escola Estadual Coronel Nhonhô Braga tem três estudantes selecionadas: Izabeli de Oliveira Costa, pela lista de classificação por municípios, e Maria Clara Medeiros e Giovana Medeiros Moreno, pela classificação geral. 

A cada seleção do Prontos pro Mundo, os alunos são alocados em duas listas. A primeira delas, a classificação por municípios, e a segunda, com vagas remanescentes, de classificação geral por pontuação. É por isso que Piraju tem três alunas selecionadas para o intercâmbio do Governo do Estado. 

Izabeli, a aluna selecionada na classificação do município, integra o grêmio estudantil, é líder da sua turma e ainda faz parte do grupo de teatro da escola, mora com os pais, Cleonice e Luiz Antonio, e com o irmão Matheus, ex-aluno da escola Nhonhô Braga. Como integrante do grêmio, ela conta que tem atuado para engajar os colegas nas avaliações externas, como o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). “Sei que a seleção do Prontos pro Mundo é fruto da dedicação que começa com a preparação para o Saresp. Me dediquei muito em todas as etapas de classificação para o intercâmbio”, diz.

A professora-coordenadora da unidade de ensino de Piraju, professora Tatiana Albanez Napolitano, que acompanhou todo o processo de seleção do Prontos pro Mundo, exaltou a dedicação das três estudantes da escola. “A Izabeli é uma aluna muito participativa na escola, e demonstra isso em suas atividades como gremista. A Maria Clara é dona de excelentes notas e conhecida por ser uma boa amiga. A Giovana, mesmo sendo a mais tímida delas, não deixa de participar ativamente das atividades da escola, é líder de sua turma e, em todos os boletins dela, só vemos notas 9 e 10. Toda a comunidade escolar está muito orgulhosa da conquista delas”, avisa a professora. 

Giovana, Izabeli e Maria Clara

A classificação com os todos os 500 estudantes do estado e 19 da região Central está disponível no portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e no site do programa. A cada ano, o programa de intercâmbio do Governo do Estado leva 1.000 estudantes para uma experiência de três meses em high school (etapa semelhante ao Ensino Médio) a países de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

Concorreram às 500 vagas do intercâmbio 26 mil estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio da rede estadual.

Foram classificados para a prova de seleção, os alunos que:

  • Estão matriculados na 1ª série do Ensino Médio em 2025;
  • Fizeram o Saresp em 2024, no 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Tiveram ao menos 90% de frequência no ano passado; e
  • Obtiveram certificado nível 3 (ou superior) do curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação.

Este ano, a Educação expandiu a possibilidade de participação nas provas para alunos que estavam matriculados no Ensino Fundamental em redes municipais paulistas e agora estudam na rede estadual. Após a etapa da prova, os estudantes aprovados passaram por outras fases que envolveram, por exemplo, a avaliação das notas do primeiro semestre deste ano. 

As primeiras viagens do Prontos pro Mundo aconteceram no primeiro semestre deste ano; 410 estudantes já embarcaram, ficaram três meses na Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido e já retornaram ao Brasil e para suas escolas, 40 embarcaram para a Austrália em julho, 160 para o Canadá entre o final de agosto e a última sexta-feira (5) e 132 para o Reino Unido, também nas últimas duas semanas, totalizando 332 intercambistas fora do Brasil neste momento. Há, ainda, embarques para a Nova Zelândia e Austrália previstos para o fim de setembro e início de outubro.

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Durante estadia no exterior, alunos também são beneficiados com uma bolsa-auxílio para despesas pessoais. Em razão do prazo por recursos, as listas abaixo podem sofrer alterações.

Lista preliminar de classificados por município 

Lista preliminar de classificação geral





Fonte da Notícia

Related Post