A Escola Estadual Brasil, localizada na cidade de Limeira, está concorrendo ao Prêmio Escolas Sustentáveis. A cerimônia de premiação está marcada para a noite desta quarta-feira (17), no Museu da Língua Portuguesa. O projeto finalista da escola pública de Limeira, o AquaTerraAlert, propôs a criação de um sistema que alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra.
A unidade de ensino de Limeira concorre com outros nove projetos à final do Prêmio Escolas Sustentáveis. O projeto AquaTerraAlert utilizou uma abordagem interdisciplinar, integrando ciências, tecnologia e educação ambiental para desenvolver soluções práticas e educativas. O protótipo do equipamento de alerta foi construído com o sistema arduino — utilizado em aulas de robótica—, com sensores ultrassônicos e de umidade e outros ítens que poderiam permitir monitoramento e alerta em tempo real.
Além da criação do protótipo, a equipe envolveu a comunidade em ações de conscientização sobre riscos ambientais, com palestras com a participação da Defesa Civil e convite a alunos, professores, equipes escolares, familiares e vizinhança da escola.