A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) deu início, nesta quarta-feira (24/09), ao Treinamento Estadual do Censo Escolar 2025, realizado em Goiânia, com a presença da secretária da Educação, Fátima Gavioli.

Durante a abertura, a professora Fátima Gavioli destacou a importância da atualização constante e do compromisso dos profissionais da educação com a qualidade da informação.

“Assim como um rio nunca é o mesmo, nós também não somos. Precisamos estar sempre dispostos a aprender, a compartilhar e a crescer juntos. Essa atualização constante é o que garante que possamos avançar”, afirmou.

O encontro reúne técnicos e analistas responsáveis pelo acompanhamento do Censo, que atuam nas Coordenações Regionais de Educação do Estado.

O objetivo é alinhar procedimentos e preparar os profissionais para o período de retificação da matrícula inicial, etapa em que escolas de todo o país revisam e corrigem informações lançadas no sistema, garantindo a precisão dos dados que serão publicados oficialmente.

Retificação e qualidade dos dados

De acordo com a gerente de Planejamento e Gestão da Rede, Danyelle Christina de Brito, o momento é decisivo para a consistência das informações educacionais.

“Após a publicação dos dados preliminares, inicia-se o período de retificação. É quando as escolas inserem informações que estavam faltando, revisam os questionários e verificam possíveis falhas, para que os dados finais do Censo Escolar sejam publicados de forma correta”, explicou.

A coordenadora do Censo Escolar em Goiás, Ednamar Eterna, reforçou a relevância do treinamento.

“Estamos ratificando com os analistas quais foram as inconsistências encontradas nos relatórios para que possam fazer os ajustes necessários neste prazo de 30 dias, contados a partir da publicação no Diário Oficial da União”, destacou.

Em sua palestra, Ednamar detalhou orientações sobre o uso do sistema de dados escolares, os tipos de atendimento curricular e a identificação de modalidades e turmas. Também ressaltou a importância da filtragem das informações para detectar inconsistências.

Além das orientações técnicas, o treinamento também busca ser um espaço de convivência e valorização dos profissionais. Amanhã (25/09), a programação segue com atividades formativas, momentos culturais e trocas de experiências entre os analistas regionais e técnicos da Seduc.

A realização do evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, por meio da Diretoria de Política Educacional, da Superintendência de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados e da Gerência de Planejamento e Gestão da Rede.



Fonte da Notícia

Related Post