
Na última segunda-feira (17), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), por meio do Departamento de Esportes e Cultura (DEC), em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (SCEIC), lançou o Programa Educação & Cultura SP, na Sala São Paulo, uma iniciativa que prevê a formação cultural, artística e cidadã dos estudantes da rede pública paulista.
O Programa tem como propósito ampliar a presença da arte, da cultura e do esporte nas escolas públicas estaduais, alcançando estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, em todas as regiões do estado e promovendo vivências estéticas, expressão criativa e valorização das identidades culturais dos estudantes. A iniciativa reafirma a cultura como eixo estruturante das práticas pedagógicas e fomenta o protagonismo juvenil nas produções culturais da rede.
O lançamento do programa abre um ciclo de ações conjuntas entre a Seduc-SP e a Secretaria da Cultura do Estado. Com início previsto para o primeiro semestre de 2026, o projeto engloba visitas a museus, centros culturais, salas de concerto, teatros, parques ecológicos e espaços de memória. As ações visam fortalecer habilidades previstas no Currículo Paulista, especialmente aquelas relacionadas à leitura de mundo, valorização do patrimônio cultural e formação integral.
“Esse momento marca o início de uma transformação profunda na forma como o currículo escolar se relaciona com as diversas manifestações culturais do nosso estado. Abrimos caminho para que os professores e alunos tenham acesso a equipamentos culturais e experiências que ultrapassem os muros da escola “, comenta a chefe de gabinete da Seduc-SP, Juliana Velho.

O evento reuniu cerca de 1.100 estudantes, além de educadores e dirigentes de Unidades Regionais de Ensino (UREs) para uma programação cultural que marca o início da parceria estratégica entre a Secretaria da Educação e a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Izabelly Santos, de 14 anos de idade, é aluna da Escola Estadual Maria Luiza Ferrari Cícero, localizada em São Bernardo do Campo, e visitou pela primeira vez a Sala São Paulo “Eu achei muito legal, uma proposta diferente, nunca tinha visto. Eu acho que é uma iniciativa nova, não só para a gente, mas também para a escola, porque dessa vez fomos nós que viemos, mas das próximas vezes serão outros alunos”, conta a estudante.
A programação do lançamento na última segunda-feira (18) contou com apresentações do Programa Descubra a Orquestra, que apresentou um repertório preparado especialmente para o público escolar, com caráter didático e introdutório ao universo da Música Coral. Além dos Coros Infantil, Juvenil e Acadêmico da Osesp, sob regência de seus maestros titulares e apresentação da Escola de Dança de São Paulo.
Gustavo Oliveira, professor de história da escola Escola Estadual Maria Luiza Ferrari Cícero, localizada em São Bernardo do Campo, conta sobre a importância de proporcionar novas experiências e vivências culturais aos alunos “Tirar eles da sala de aula e trazer para um ambiente com coisas novas e novas oportunidades é muito importante. Eles puderam ver um pouco de música clássica, cultura, dança e isso proporciona um aprendizado gigantesco para os alunos que puderam participar”, destaca o professor.
