Pasta foi premiada por ações de acesso à informação, integridade e gestão transparente

Por Thays de Oliveira, Ascom/SEEDF.

 

A SEEDF foi reconhecida por sua excelência em transparência, integridade e controle público, recebendo três premiações durante a Semana Internacional de Combate à Corrupção | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) foi destaque na Semana Internacional de Combate à Corrupção ao receber três prêmios por ações de transparência, integridade e controle público. Promovido pela Controladoria-Geral do DF (CGDF), o evento, realizado de 24 a 27 de novembro, celebra o alcance de 100% de transparência pelos órgãos públicos e premia iniciativas que fortalecem o controle e o combate à corrupção.

 

A Pasta recebeu o Prêmio ITA (Índice de Transparência Ativa) de Excelência em Transparência na categoria prata, que reconhece os esforços no cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI). O ITA avalia se o órgão publica de forma completa e atualizada em seus canais oficiais, dados institucionais, contratos, licitações, despesas, programas e convênios. Ele verifica a “transparência ativa”, quando a informação já está disponível ao cidadão sem necessidade de solicitação.

 

A SEEDF também conquistou o Prêmio de Alto Nível de Atendimento das Recomendações da Controladoria-Geral, pelas boas práticas de integridade. Para o chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica, Cristiano Sasaki, a conquista reflete o esforço contínuo para atender plenamente às recomendações dos órgãos de controle.

 

A transparência é nossa ferramenta essencial de governança, e a Secretaria cumpre 100% das exigências da Lei de Acesso à Informação em seu site institucional. Esse resultado reforça nosso compromisso com a integridade e com as boas práticas administrativas.”

 

Destaque também para a ação simples do Jardim de Infância 312 Norte, que utilizou planilhas eletrônicas para ampliar o controle dos gastos | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Escola da Asa Norte é premiada

 

O evento também premiou projetos de transparência promovidos por gestores públicos. O Jardim de Infância (JI) 312 Norte conquistou o Prêmio Menção Honrosa pelo projeto de controle e transparência dos recursos doados à escola. A ação usa uma planilha eletrônica simples, em formato aberto ao público, para registrar entradas, saídas e categorizar os gastos, gerando gráficos acessíveis às famílias e à comunidade escolar sobre a destinação dos valores.

 

O reconhecimento evidencia como pequenas ações de controle podem ser aplicadas em diferentes escalas e transformar a gestão dos recursos. Para o diretor da escola, Flávio Franco, a premiação reforça o impacto da transparência acessível.

 

A inovação não está na ferramenta, mas no fato de dar transparência a recursos que antes eram pouco visíveis. Ideias como essa poderiam ser aplicadas em todas as escolas, facilitando o controle desses valores para que sejam utilizados de forma adequada. Nossa escola está muito feliz de ter seu trabalho reconhecido”, enfatiza o gestor.

Cooperação entre órgãos

 

Na programação da semana, também foi lançado o Modelo de Maturidade de Governança Pública, criado pela CGDF para orientar os órgãos sobre procedimentos de integridade e transparência. A proposta foi tema do 4º Fórum de Governança e Compliance da CGDF, realizado nesta terça (25). A Secretaria participou do evento, reforçando as boas práticas de governança em licitações públicas e na oferta de transporte, merenda e uniforme escolar aos estudantes.

 

O Secretário de Estado Controlador-Geral do DF, Daniel Lima, destacou a importância de reconhecer e premiar boas práticas de transparência e controle no setor público. Ele celebrou o alcance de 100% de transparência por todos os órgãos do GDF e ressaltou o incentivo à capacitação constante dos servidores, reforçando a necessidade de cooperação entre instituições, com foco em uma administração pública íntegra.

 

Alcançar 100% de transparência nos órgãos públicos do DF mostra que estamos no caminho certo. Mais do que cumprir a lei, estamos construindo uma cultura de integridade, cooperação e qualificação permanente dos servidores, em benefício de uma gestão pública realmente aberta e responsável.”

 

 

 

 



Fonte da Notícia

Related Post