Parceria promove experiência direta nas escolas e beneficia toda a rede pública

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

Convênio que garante vagas de estágio supervisionado para estudantes de licenciatura é renovado | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF.

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) publicou no Diário Oficial do DF (DODF), a renovação do Convênio de Concessão de Estágio Obrigatório nº 14/2025 com o Instituto Federal de Brasília (IFB). A medida garante que estudantes de licenciatura realizem estágio supervisionado, sem remuneração, nas escolas da rede pública e em unidades administrativas da Pasta.

 

“Essa colaboração fortalece a aproximação entre teoria e prática, permitindo que futuros professores compreendam o cotidiano das nossas escolas e contribuam para o aprimoramento das práticas pedagógicas”, afirmou a chefe da Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), Linair Moura.

 

O acordo, válido por cinco anos, atualiza a parceria iniciada em 2021 e contempla cursos presenciais e a distância, além de prever ações de cooperação técnica entre as instituições. A parceria contempla as licenciaturas presenciais em biologia, física, química, letras (espanhol, inglês e português), matemática, pedagogia, educação física, computação, dança, geografia, além dos cursos EaD.

PRÁTICA PEDAGÓGICA INTEGRADA

 

O convênio amplia as possibilidades de formação dos licenciandos ao oferecer vivência direta na rotina da rede pública. Os estágios supervisionados permitem o desenvolvimento de competências essenciais ao exercício profissional, favorecendo uma formação alinhada às demandas reais da educação básica.

 

A chefe do Núcleo de Convênios, Contratos e Estágios (NCCE/EAPE), Tânia Cristina Porto, ressaltou que a colaboração representa um compromisso direto com a qualidade da formação docente.

 

“Não estamos apenas formalizando um convênio, mas investindo no futuro da docência. Isso garante aos estudantes de licenciatura a oportunidade insubstituível de vivenciar a prática pedagógica em um ambiente real, complementando de forma crítica e humanizada sua formação teórica”, afirmou.

 

Ela destacou ainda o caráter colaborativo da parceria, que beneficia tanto os licenciandos quanto a rede pública. “Para a SEEDF, é uma via de mão dupla: recebemos a energia, o conhecimento atualizado e as novas metodologias que vêm da academia, enriquecendo o dia a dia das nossas escolas. Ao mesmo tempo, contribuímos diretamente para a formação de professores mais preparados, engajados e conectados com a realidade da rede pública”, completou.

 

A parceria também promove um ambiente de cooperação entre docentes do IFB e profissionais da SEEDF. Esse intercâmbio qualifica tanto as práticas pedagógicas das escolas quanto a formação acadêmica, estimulando inovação, atualização metodológica e o aperfeiçoamento contínuo dos processos educativos.

 

 

 

 



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