Governo anuncia, também, a redução de carga horária para os professores regentes de classe


O governador Ronaldo Caiado fez, por meio de suas redes sociais, na noite desta terça-feira (09/12), o anúncio de duas ações voltadas diretamente à Educação de Goiás. A primeira refere-se ao pagamento, agora em dezembro, de Bônus por Resultados Pedagógicos a todos os servidores da rede pública estadual. A outra, de redução de carga horária, deverá beneficiar todos os professores lotados nas escolas em regência de sala de aula.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), o Bônus corresponderá a 100% do vencimento do servidor e será pago a todos, professores, administrativos e gestores, efetivos, comissionados e em contrato temporário. Do valor total do bônus, 83% serão pagos juntamente com o salário do mês de dezembro e 17% no pagamento de janeiro de 2026.
Sobre a redução da carga horária dos professores que estão em sala de aula, conforme a Seduc/GO, a medida deve impactar 17 mil profissionais das escolas públicas estaduais. Tomando-se, como base, a carga horária de 40 horas, a mudança reduzirá de 32 para 30 aulas de 50 minutos por semana.
Bônus 2025
O Bônus contemplará 43 mil profissionais da Educação e inclui todos os servidores, seja efetivo, contrato, comissionado, lotados nas escolas, nas regionais e na centralizada.
O valor do Bônus corresponde a 100% do vencimento do servidor e o pagamento será feito da seguinte forma: 83% serão pagos, agora, no mês de dezembro e, os 17% restantes serão creditados na Folha de Pagamentos de janeiro/2026. Os investimentos são da ordem de R$ 250 milhões.
Redução da carga horária dos professores
Esta ação beneficiará 17 mil professores, efetivos e em contrato temporário, lotados nas escolas da rede pública estadual, em regência de sala de aula.
A redução do número de aulas funcionará da seguinte maneira: considerando a carga horária de 40h semanais, o professor que atualmente ministra 32 aulas de 50/min, a partir de janeiro/2026 passará a dar 30 aulas de 50/min. Isso corresponde a 25 horas relógio, por semana. Os professores com 20 e 30 horas terão sua redução de carga horária proporcional.
