Resultados mostram avanço consistente na alfabetização e refletem investimentos do programa do Governo do Estado AlfaMais Goiás, implementado em parceria com os 246 municípios goianos
 
Nesta quinta-feira (15/01), o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), apresentou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) os resultados da Avaliação da fluência leitora, etapa Saída 2025, realizada pelo CAEd com estudantes do 2º e do 6º ano do Ensino Fundamental das redes públicas estadual e municipais de Goiás.
 
A reunião destacou os avanços alcançados com o programa AlfaMais Goiás, implementado pelo governo estadual em regime de colaboração com os municípios e que vem proporcionando importantes resultados de aprendizagem em avaliações dos alunos da Alfabetização e Ensino Fundamental das escolas públicas goianas.

Investimento e Avanço
Segundo os dados apresentados, houve um crescimento significativo na fluência leitora dos estudantes do 2º ano. Em 2024, apenas 25% dos alunos eram considerados fluentes. Em 2025, esse índice subiu para 39,1%, um aumento superior a 14 pontos percentuais, o maior desde o início da série histórica da avaliação.
 
Essa evolução é contínua ao longo dos anos. Em 2021, apenas 9% dos estudantes apresentavam fluência leitora. Em 2022, o percentual chegou a 14%; em 2023, a 26%; e, atualmente, em 2025, ultrapassou os 39%.

Esse salto positivo é atribuído aos investimentos pedagógicos e financeiros do Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, que instituiu a política de alfabetização do território goiano, em parceria com os 246 municípios de Goiás.
 
A avaliação, também, analisou o desempenho dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, que passaram pelo processo de alfabetização durante o período da pandemia da Covid-19. Os resultados mostram que 86,1% desses alunos já alcançaram o perfil de fluência leitora, enquanto 8,5% ainda se encontram no nível de leitores iniciantes.
 
Resultados alcançados
Na abertura da reunião, a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, destacou a importância do programa AlfaMais Goiás nos resultados alcançados e reforçou o compromisso com a melhoria contínua da aprendizagem nos municípios. “Sempre que recebemos os resultados, vemos que Goiás segue crescendo e melhorando seus indicadores educacionais e isso é uma alegria”, afirmou Gavioli.
 
A superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc/GO, Fátima Rossi, também ressaltou que os avanços são fruto do trabalho coletivo e do empenho de uma equipe comprometida e engajada. “Esses resultados nos mostram que estamos no caminho certo”, afirmou a superintendente.



Fonte da Notícia

Related Post