

Encontro estadual destacou a importância da produção de textos para o desenvolvimento das crianças
O Programa AlfaMais promoveu, nesta terça-feira (2), em Goiânia, um encontro estadual com mais de 90 educadores das áreas de Educação Infantil, Alfabetização e Gestão. A formação faz parte do terceiro módulo do projeto “Ler e Escrever: como as crianças aprendem na perspectiva discursiva”, que tem como objetivo aprimorar o ensino na rede pública e garantir a aprendizagem dos estudantes.
Para os formadores, o programa representa avanços significativos no trabalho em sala de aula. “Eu sou uma profissional diferente depois do Programa. Aqui temos mais acesso à informação, o que facilita a nossa prática dentro da escola”, afirmou Márcia Helena de Rezende, formadora da Coordenação Regional de Educação de Mineiros.
Durante o encontro, foi ressaltada a relevância da produção de textos no processo de alfabetização, prática que desenvolve a consciência linguística, estimula a autonomia, amplia a criatividade e contribui para a interpretação textual.
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, participou do evento e destacou a importância de uma alfabetização consistente desde os primeiros anos. “Estamos formando crianças alfabetizadas na idade certa, crianças autônomas e com voz, que sabem se defender das mais diversas situações ao longo da vida. O mundo para quem não sabe ler e escrever é muito difícil”, afirmou.
A programação contou também com palestra da professora e mestra em Educação Maria Fátima da Fonseca, que defendeu a alfabetização de forma contextualizada e reflexiva. “Ao introduzirmos a produção textual na formação e alfabetização dessas crianças, vamos criando condições para que elas possam se desenvolver cada vez mais ao longo da escolaridade”, destacou.
De acordo com os organizadores, aprender a comunicar e organizar ideias por meio da leitura e escrita fortalece o desenvolvimento cognitivo do estudante e o prepara para um futuro promissor. O encontro foi realizado no Hotel Augustus, em Goiânia, reunindo profissionais de diversas regiões do Estado.