

Obras foram realizadas com recursos do Governo de Goiás, que investiu R$ 20 milhões em melhorias e equipamentos. Cerca de 800 alunos retomam a rotina das aulas nesta segunda-feira, (26/01)
O Governo de Goiás inaugurou nesta sexta-feira, (23/01), a reforma, restauração e revitalização do Colégio Estadual em Período Integral (Cepi) Lyceu de Goiânia, um dos mais importantes patrimônios educacionais e históricos do Estado.
A solenidade contou com as presenças do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado, do vice-governador Daniel Vilela e da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, além de autoridades, educadores e comunidade escolar.
Fundado em 1846, na antiga Capital do Estado, o Lyceu de Goiânia é a primeira instituição de ensino de Goiás e, ao longo de quase dois séculos, formou gerações de líderes, intelectuais e profissionais que contribuíram decisivamente para o desenvolvimento do Estado.
Por conta disso, mais do que um espaço de aprendizagem, o Lyceu representa a memória viva da educação goiana. Com a revitalização, o colégio passa a aliar preservação histórica, infraestrutura moderna e inovação pedagógica.
Respeito com a história
A unidade foi totalmente restaurada, respeitando suas características arquitetônicas originais, ao mesmo tempo em que recebeu melhorias que garantem mais conforto, acessibilidade e qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
Um dos grandes marcos desta nova fase é a implantação do ensino bilíngue português/francês, uma metodologia pedagógica inédita na rede estadual em um colégio com o perfil histórico do Lyceu.
Identidade e tradição






Durante a cerimônia, a secretária Fátima Gavioli afirmou que a oferta do ensino bilíngue ampliará as oportunidades acadêmicas e culturais dos estudantes, fortalece a formação cidadã e prepara os jovens para um mundo cada vez mais globalizado, sem abrir mão da identidade e da tradição da instituição.
“O Lyceu, lá na sua origem, foi uma escola de francês. Em 2024, eu estive na França e me encontrei com o ministro da educação e comentei sobre o Lyceu. Ele, então, me lançou um desafio: se a escola fosse restaurada seria possível fazer um trabalho conjunto, que é hoje essa proposta pedagógica que está sendo implantada”, explicou a secretária.
O governador Ronaldo Caiado destacou que a reinauguração do Lyceu simboliza o compromisso do Governo de Goiás com uma educação pública de excelência, que valoriza o passado, investe no presente e projeta o futuro.
“Em nossa gestão, a educação é cada vez mais valorizada. Avançamos em mais um detalhe, buscando oferecer aos nossos alunos mais condições de competitividade no cenário nacional e mundial”, comentou Caiado.
Passado vivo
A primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do Goiás Social, fez uma referência ao passado do colégio. “O Lyceu formou muitas personalidades importantes que fizeram história em Goiás. Hoje, o colégio volta a ser referência e terá alunos do ensino público fazendo uma língua de outro país em um espaço que não foi apenas reformado, mas reestruturado na sua íntegra”, salientou.
Para o vice-governador Daniel Vilela, a reforma tem caráter simbólico. “O Lyceu é um ícone de Goiás. Estamos fazendo um reencontro com os dias mais gloriosos do nosso passado e, ao mesmo tempo, oferecendo um presente para o futuro de Goiás”, salientou.
François Legué, conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, elogiou a beleza da instituição de ensino e destacou que a cerimônia de inauguração era o resultado de meses de trabalho conjunto e o ponto de partida de muitas conquistas.
“A Embaixada da França se orgulha muito em ser parceira do projeto pedagógico desse colégio bilíngue. Estamos muito honrados e orgulhosos, pois o Estado de Goiás tem os melhores resultados educacionais do Brasil e isso é impressionante”, acrescentou ele.
Sobre o Lyceu de Goiânia
O projeto da reforma manteve o estilo Art Déco e incluiu a ampliação e o restauro da área histórica do prédio, tombada desde 2005 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Com a conclusão das obras, o Lyceu de Goiânia passou a contar com 23 salas de aula, além de laboratórios de Robótica, idiomas, informática, programação, Biologia, Química, Matemática e Física, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva coberta e espaços de convivência.
O edital de matrículas, aberto em dezembro, registrou mais de 1,5 mil solicitações. Das 800 vagas preenchidas, cerca de 30% são oriundos da rede privada. Ao comentar o interesse dos alunos das escolas particulares, Caiado afirmou: “Veja o padrão da educação que estamos construindo aqui em nosso Estado”.
Presenças
A cerimônia de reinaugaração do Lyceu de Goiânia foi prestigiada pela deputada estadual Bia de Lima, deputado estadual Virmondes Cruvinel, deputados federais José Nelto e Zacarias Calil, vereadores Rose Cruvinel e Anselmo Pereira, presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Jaime Ricardo, além de Joaquim de Castro, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Sebastião Tejota, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Coronel Cláudia, vice-prefeita de Goiânia, representando o prefeito Sandro Mabel e Adriano da Rocha Lima, secretário Geral de Governo. (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Alexandra Rita e Solimar de Oliveira)






















