No Dia Mundial da Alfabetização, celebrado na próxima segunda-feira (8), a Escola Estadual Joy Arruda, na zona leste da capital, abre suas portas para mostrar como tem transformado a rotina dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A escola já atingiu a meta de alfabetização proposta pelo programa Alfabetiza Juntos SP, do Governo do Estado, com 100% dos alunos do 2º ano já considerados leitores, de acordo com a Avaliação de Fluência Leitora de 2024.

Além das iniciativas da Secretaria da Educação no programa Alfabetiza Juntos SP, a escola desenvolve práticas que engajam os alunos, como:

  • Suco Literário: encontro organizado pela professora da Sala de Leitura em que as crianças compartilham livros durante um pique-nique com suco e bolachas;
  • Fritando Palavras: dinâmica lúdica com reproduções de ovos fritos para que os estudantes façam a leitura rápida e divertida como prática para a de Avaliação de Fluência Leitora.

Em 2024, a Escola Estadual Joy Arruda já havia alcançado 100% dos alunos leitores no 2º ano, superando a meta estadual de 90% até 2026.

Por meio do Alfabetiza Juntos SP, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo apoia escolas estaduais e municípios paulistas no cumprimento das metas de alfabetização, com ações como:

  • Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo): adotada por 100% dos municípios paulistas;
  • Avaliação de Fluência Leitora, presente em 100% dos municípios;
  • Plataforma de leitura Elefante Letrado, já adotada em 340 municípios;
    Formação de professores, presente em 636 municípios; e
  • Plataforma de apoio ao ensino de matemática para crianças, a Matific, em 275 municípios.

Serviço: Dia Mundial da Alfabetização
Data: segunda-feira, 8 de setembro de 2025
Horário: 8h
Local: Escola Estadual Joy Arruda — rua Batuns, 52, Vila Santa Clara, São Paulo – SP, 03273-410
Porta-voz: professora Solange Soares Ribeiro, diretora da escola





Fonte da Notícia

Related Post