Gym Fest Conexões reuniu 300 estudantes no último sábado (6) 

Por Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

 

Atletas da modalidade ginástica acrobática exibiram diversas apresentações durante o evento | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

Músicas, acrobacias e aplausos abrilhantaram a noite de sábado (6) de Sobradinho, com a reunião de 300 estudantes das redes pública e privada do Distrito Federal para participar e celebrar da 4ª edição do Gym Fest Conexões.

 

O evento, realizado pelo Centro de Iniciação Desportiva (CID) da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Sobradinho, teve o objetivo de encerrar as atividades do ano e reunir os atletas, não para competir, mas para integrá-los.

 

Durante a noite de sábado (6), a comunidade local assistiu aos saltos e piruetas das equipes de ginástica acrobática. Na modalidade, os atletas performam exercícios, fazendo uso do próprio corpo, unindo a ginástica e a dança em rítmicas apresentações.

 

Para uma das idealizadoras do evento, a professora de educação física Márcia Janete, o festival representa inclusão no desporto. “É uma comemoração. Uma festa onde existe todo um ambiente de amizade. Não há competição. Eu acho que um evento como este, que não é competitivo, acaba sendo mais inclusivo, pois todo mundo sai ganhando. Todos são premiados por seus esforços de forma igualitária”, disse.

 

Ao final das exibições, todos os ginastas foram premiados com medalhas e brindes, reforçando a importância da participação e disposição para praticar a modalidade.

 

A estudante Sara Fonseca sempre sonhou em praticar a modalidade e quer competir no exterior | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

A aluna da Escola Classe (EC) 01 de Sobradinho, Sara Fonseca, de 11 anos, que desejava praticar o esporte desde os seis anos, pôde finalmente realizar o sonho quando se mudou com sua família para Sobradinho.

 

Sempre foi um sonho meu. E quando me mudei para cá, minha mãe descobriu que tinha uma escola de ginástica e que só tinha que fazer a seletiva do CID, daí eu passei. Amo a ginástica acrobática porque tem muitas pirâmides e acrobacias”, contou.

 

Para o futuro, o plano é competir fora do Distrito Federal. “Se for possível, quero participar das Olimpíadas”, compartilhou.

 

Centros de Iniciação Desportiva

Márcia Janete é professora de educação física e instrui ginástica acrobática no CID de Sobradinho | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

Localizados nas 14 CREs, os CIDs oferecem aos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal o conhecimento técnico e a prática de diferentes modalidades esportivas. No local, os atletas desenvolvem-se para além das competições, pois ganham acesso, também, à educação consciente, construtiva, socializadora, permanente e transformadora.

 

As aulas são oferecidas de forma gratuita e no contraturno escolar, possibilitando assim, que estudantes aprendam esportes sem que tenham sua grade escolar afetada.

 

Por fim, a professora Márcia faz um convite aos alunos da rede pública. “Você sempre tem que tentar, independentemente de duvidar se tem habilidade ou não. Eu acho que a vivência e a experiência levam você a descobrir que é capaz de fazer coisas que muitas vezes achava não ser capaz. Então, jovem, que é da rede pública de ensino, se você tem entre sete e 17 anos, e interesse, participe também da seletiva que vamos abrir no ano que vem”.

 

 

 

 



Fonte da Notícia

Related Post