

Encontro formativo encerrou-se nesta quinta-feira, (11/12), reafirmando o compromisso da Seduc/GO com uma gestão cada vez mais eficiente, inovadora e voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) promoveu, de 9 a 11 de dezembro, no Auditório Ipê, em Goiânia, o VII Encontro Estadual de Gestores Escolares. Com o tema ‘Escola: Um Espaço de Convivência e Aprendizado’, o evento reuniu cerca de mil diretores da rede estadual para quatro dias de discussões, formação e compartilhamento de boas práticas de gestão.
A programação contemplou palestras e mesas formativas sobre temas essenciais para o fortalecimento da gestão escolar, como ‘Relações que Transformam o Clima Escolar’; ‘Liderança que Transforma e Gera Impacto’; ‘Convivência Escolar e Aprendizagem’; ‘Governança e Práticas Pedagógicas’.
A abertura do encontro foi conduzida pela secretária de Educação, Fátima Gavioli, com a palestra ‘Gestão que Move Pessoas e Resultados’. Ela destacou a importância da atuação dos gestores na melhoria contínua da aprendizagem e reforçou o compromisso do Governo de Goiás com o fortalecimento das escolas.






A especialista em Gestão Pedagógica e mestre em Gestão e Avaliação da Educação, Maria Medeiros, abordou o clima escolar como elemento central para o bom funcionamento das instituições. Segundo ela, o clima escolar não se restringe à sala de aula. “O clima escolar mora também nos corredores e em todos os espaços da escola”, destacou.
A palestrante reforçou ainda que um bom clima escolar não se impõe e não se decreta; mas vai sendo construído ao longo da vivência na escola, incentivando os gestores a adotarem práticas diárias de acolhimento que envolvam estudantes, professores e famílias.
Vozes dos gestores
O encontro também abriu espaço para depoimentos e relatos de experiências dos participantes. Comandante gestor do CEPMG Dr. Belém, em Bela Vista de Goiás, o major Ernestino de Souza Neto avaliou como essencial a discussão sobre relações interpessoais.
Para ele, a palestra ‘Relações que Transformam o Clima Escolar’, com a professora Michelle Sales Zukowski de Sousa, aponta para o sucesso da gestão escolar a partir da melhoria nos relacionamentos interpessoais. “Espero que a Seduc/GO promova outras formações semelhantes para que possamos aperfeiçoar ainda mais o nosso trabalho”, comentou o major.
A gestora Maria Antônia Cruvinel Elias, do Colégio Estadual José Pereira Faustino, em Cristianópolis, destacou o caráter prático das formações. “Foi um encontro de muita aprendizagem. Diferente, pois foram apresentadas várias práticas pedagógicas, de governança e de gestão, muito eficientes e simples, que pretendo implementar no Plano de Ação da nossa escola em 2026”.
Fortalecimento de vínculos
Já o gestor Carlos Antônio Rocha, do Colégio Estadual Leonor Carneiro, em Bela Vista de Goiás, enfatizou o valor da troca entre os participantes. “Gostei muito de todas as atividades, principalmente do compartilhamento de boas práticas apresentadas por meus colegas gestores. Isso fortalece os vínculos e oportuniza a divulgação de ações bem-sucedidas entre as escolas”, frisou ele.
De acordo com o gestor, a palestra ‘Clima Escolar e Relações que Transformam a Gestão’, proferida pela professora Maria Medeiros, trouxe à tona situações vividas pelos gestores no cotidiano da escola, com percepções, relações e valores que influenciam diretamente a gestão escolar.
Boas notícias para a rede
Durante o encontro, a secretária Fátima Gavioli apresentou novidades para as unidades escolares, entre elas as novas edições dos programas Reformar e Equipar, além de detalhes sobre as novas salas de Robótica e os laboratórios de Informática que serão entregues às instituições de ensino para o primeiro semestre letivo de 2026.
Fátima reforçou a importância da atuação conjunta para elevar os resultados da rede. “Nesse encontro de formação tivemos a oportunidade de refletir e debater temas que fazem parte do dia a dia da escola. Essa troca de vivências e experiências é fundamental para aperfeiçoarmos nossas práticas pedagógicas”, finalizou ela.










































