Os 2,5 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, professores, gestores e supervisores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) têm à disposição o vídeo do primeiro encontro da série “Autores em Conexão”, criada pela equipe da LeiaSP, a plataforma de leitura da rede, para aproximar alunos dos autores dos livros disponíveis. A primeira convidada da nova série é a escritora Conceição Evaristo. Na LeiaSP, os alunos podem ler as obras “Canção para Ninar Menino Grande” e “Olhos d’Água”.
A gravação permanecerá disponível para atividades, discussões em sala de aula e formação dos professores. O bate-papo com Conceição Evaristo foi dividido em dois momentos, o primeiro com o tema “Escrevivência, Memória, Identidade e Resistência” e o segundo “Conexão entre literatura e sala de aula”.
Atualmente, os estudantes têm acesso a mais de 100 obras literárias na LeiaSP. As duas obras de Conceição já foram concluídas ou estão sendo lidas por 250 mil alunos da rede.
A live foi apresentada pelo professor de sociologia Celso Francisco do Ó, que destacou que a “série foi criada para fomentar as competências leitoras e destacar a presença das autoras e autores no processo educativo”. A escritora ficou sabendo da quantidade de acessos à sua obra durante o encontro, e brincou: “Nessa hora a gente até gosta de estatística, né? Eu fico feliz, não imaginava. A minha fala também traz um coletivo, o coletivo de mulheres negras, o coletivo de mulheres, o coletivo de quem vem das classes populares. Cada vez que eu percebo que a minha receptividade aumenta, isso também é uma responsabilidade, uma responsabilidade diante da educação, das pessoas que me lêem”, afirma.
A professora Maria Cristina Noguerol, da Coordenadoria de Plataformas Educacionais da Seduc-SP, conta que essa é uma iniciativa que “dá voz às escritoras e escritores por meio de entrevistas com essas pessoas cujas obras compõem o acervo da LeiaSP”. “Buscamos revelar curiosidades sobre os livros, os processos criativos e as motivações por trás das histórias e, neste primeiro encontro, tivemos a honra de receber uma das vozes mais potentes da literatura brasileira contemporânea, que é a Conceição Evaristo”.
No encontro, Conceição Evaristo também deixou um recado para estudantes que têm se inspirado em suas obras para também se tornarem escritores, e para os professores que acompanham esses alunos. “A leitura convoca a escrita, porque você vai lendo um texto, um texto ele te convoca alguma coisa — ou porque você concorda com o texto, ou porque você discorda dele. E, para mim, essa discordância se resolve na escrita”, diz. “Para quem gosta de escrever ou para o professor que queira trabalhar com a escrita, é importante trabalhar também com a leitura. Tudo que a escola puder incentivar para desenvolver essa competência da escrita é bom. Uma coisa que eu fiz muito quando eu dava aulas é a redação coletiva, criar uma história coletiva. Há um grupo ali, então aquele grupo ali se reúne e vai construir uma história”, complementa.
O vídeo está disponível no Repositório do CMSP, com o título “Série Conexão Leitora: Da Plataforma a Sala de Aula “Autores em Conexão””. Em breve, outros autores dos livros disponíveis na plataforma LeiaSP serão convidados a novas edições desse encontro.