

III Fórum Nacional de Segurança Escolar discute riscos do uso inadequado das redes sociais
O III Fórum Nacional de Segurança Escolar, realizado na Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), destacou a importância da conscientização sobre a vulnerabilidade dos jovens frente aos crimes virtuais. Com uma série de palestras e mesas de discussão, o evento abordou também outras medidas de proteção voltadas a crianças e adolescentes.
Entre as palestrantes, esteve a delegada Quésia Pereira Cabral, da Polícia Civil do Pará, especialista em cibersegurança e ex-coordenadora adjunta do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça. Ela atuou diretamente na operação “Escola Segura”, iniciativa nacional voltada à prevenção da violência nas instituições de ensino.
O avanço das tecnologias e o fácil acesso à internet tornaram os crimes cibernéticos uma preocupação crescente, especialmente entre o público jovem. Fazendo com que o uso inadequado de redes sociais e jogos online possa expor crianças e adolescentes a golpes virtuais, manipulações e até práticas criminosas.
“Talvez as pessoas não tenham dimensão desse tipo de violência que acontece na internet. E que não é só um problema da escola, não é só um problema da polícia. É um problema de todos nós. A gente precisa de fato unir os profissionais de segurança, da comunidade escolar e os pais. Todos, cada um dentro de suas habilidades, para pensar em conjunto”, afirmou a delegada Quésia Pereira.
A juventude é um dos principais alvos de criminosos virtuais, justamente por sua inexperiência e busca por aceitação social. Crianças sem supervisão parental ou de responsáveis, são ainda mais suscetíveis a golpes, desafios perigosos e manipulações emocionais no ambiente digital.
A Secretaria da Educação de Goiás promove a conscientização sobre o uso responsável da internet, pontuando como fundamental o cuidado e maior monitoramento no meio digital, a fim de assegurar e proteger a integridade dos menores.
Segurança Escolar em foco
O encontro de quinta-feira (09/10) também contou com outras palestras e debates voltados à prevenção e ao fortalecimento da segurança nas escolas. Entre os temas apresentados, destacam-se: Procedimentos com propósito: a inspeção escolar e a gestão emocional na promoção de ambientes educativos humanizados; Inovações e Ideias para melhoria da Segurança Escolar no Brasil; e a Divulgação do Protocolo atualizado de Segurança Escolar.
As discussões reforçaram o compromisso da Seduc/GO com a construção de ambientes escolares mais seguros, acolhedores e preparados para os desafios contemporâneos.