A volta às aulas para o segundo semestre de 2025 será diferente para 79 estudantes da rede estadual de ensino de SP que passaram três meses na Austrália e retornaram ao Brasil no início do mês de julho. Os intercambistas do programa Prontos pro Mundo, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), se encontrarão pela primeira vez com seus amigos e professores depois desse período fora, nesta quarta-feira (23).
Esses estudantes são de 36 cidades paulistas, entre elas a capital, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Praia Grande e Registro.
Além da volta à escola após a viagem de intercâmbio e toda a bagagem com a experiência internacional, os estudantes devem se encontrar com colegas mais novos que estão na expectativa pela prova de seleção para os primeiros 500 intercambistas do primeiro semestre de 2026. Em todo o estado, 26 mil alunos farão a prova que é uma das etapas para que a Secretaria da Educação conheça seus próximos intercambistas.
Isabella Celeste Gomes Garcia, aluna da Escola Estadual Professor Hilton Reis Santos, localizada em Marsilac, na zona sul de São Paulo, está entre as alunas que devem encontrar colegas ansiosos pelos próximos passos do programa. Em sua escola, 17 alunos da 1ª série estão classificados para a prova, que deve ser aplicada pela escola entre os dias 4 e 8 de agosto.
“Na volta para casa, estava animada para ver minha família e estou animada para ver os amigos que ainda não encontrei e que estão na escola comigo, ao mesmo tempo que foi triste me despedir dos amigos que fiz na Austrália e da minha host family (família anfitriã). Fiquei lá três meses e parece que foi uma vida inteira, então foi um misto de emoções, uma sensação meio agridoce. Estou muito grata por tudo que vivi no intercâmbio do Prontos pro Mundo, e será uma saudade que vou sentir para sempre. Estou feliz por ter vivido tudo com muito gosto e por ter aproveitado essa oportunidade, que vou compartilhar na volta para a escola”, avisa Isabella Celeste.
Volta às aulas
Todos os mais de 3 milhões de alunos das 5.000 escolas estaduais voltam às aulas para o segundo semestre nesta quarta-feira (23); 26 mil deles podem se dedicar nesta e na próxima semana à preparação para a prova do Prontos pro Mundo.
De acordo com as regras do programa, estão habilitados a participarem das provas, os estudantes que:
- Estão matriculados na 1ª série do Ensino Médio neste ano;
- Fizeram as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) em 2024, quando eram estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental;
- Registraram ao menos 90% de frequência escolar no ano passado;
- Conquistaram o certificado no nível 3 (ou superior) no curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação.
A prova é uma das etapas de seleção daqueles que viajarão por três meses para um país de língua inglesa. Os alunos estarão matriculados na 2ª série do Ensino Médio no ano de suas viagens.