Todos os municípios paulistas aderiram ao Dia A da Alfabetização, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) para promover a alfabetização de estudantes na idade correta, por meio do programa Alfabetiza Juntos SP. A proposta do Estado era que, na quinta-feira dia 13, as mais de 1.100 escolas estaduais com turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, assim como as secretarias municipais, realizassem atividades lúdicas e de preparação para as avaliações do final do ano, o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e a Avaliação da Fluência Leitora.

“O nosso primeiro Dia A da Alfabetização teve adesão de 100% das cidades paulistas, com destaque para as redes municipais da capital e Campinas. Isso demonstra a mobilização de todos para que a gente cumpra as metas de alfabetizar nossas crianças na idade certa”, afirma Márcia Bernardes, diretora de cooperação com os municípios da Seduc-SP.

Em Campinas, as escolas estaduais Professora Consuelo Freire Brandão e Professor Wilson Brandão Toffano receberam a visita da equipe do Alfabetiza SP durante o Dia A. O secretário da Educação, Renato Feder, e a diretora Márcia Bernardes foram representados pela coordenadora de gestão pedagógica da Seduc-SP, Beatriz Salles.

Alunos da Escola Estadual Professora Consuelo Freire Brandão

Na E.E. Consuelo, os estudantes tiveram acesso a contação de histórias, roda de conversa sobre a importância das avaliações da Seduc-SP, atividades de leitura compartilhada e a produção de bilhetes pelos alunos.

Já na E.E. Wilson, as crianças foram motivadas a escrever recados para outras turmas e os alunos do 2º e do 5º ano fizeram bilhetes para comunicar suas famílias sobre a importância da frequência nos dias de prova. As crianças do 2º  ano também confeccionaram uma “lista de presença especial”, com seus nomes e uma frase a partir de uma palavra que eles conhecem. No dia da avaliação do Saresp, as crianças também receberão cartas de incentivo escritas pelos seus professores tutores.

Aluno Kaio, da Escola Estadual Professor Wilson Brandão Toffano. Fotos: JotaK/EducaçãoSP

O programa Alfabetiza Juntos SP tem como uma das metas a preparação de escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto estaduais quanto municipais, no cumprimento da meta Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), que prevê que 80% das crianças do 2º ano estejam alfabetizadas até 2030.

Datas das provas para as crianças 

Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental farão o Saresp no dia 18 de novembro. Já a Avaliação da Fluência Leitora deve ser aplicada pelas escolas entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro.

O Saresp avalia o conhecimento em língua portuguesa e matemática no 2º ano do Ensino Fundamental, focando em habilidades de leitura, escrita e raciocínio matemático. As provas são elaboradas de acordo com o Currículo do Estado de São Paulo.

Já a Avaliação da Fluência Leitora é um teste padronizado aplicado pelo Governo do Estado de São Paulo para medir a capacidade dos alunos de ler com velocidade e precisão, identificando lacunas na alfabetização. A avaliação utiliza um aplicativo para gravar a leitura de palavras, pseudopalavras e textos adequados à série escolar, fornecendo dados para que a Secretaria de Educação e os municípios planejem estratégias pedagógicas. 

O que é o Alfabetiza Juntos SP

O Alfabetiza Juntos SP é um programa do Governo do Estado de São Paulo, em colaboração com os municípios, que visa garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, ou seja, até o final do 2º ano do ensino fundamental. Ele implementa estratégias como formação continuada para professores, apoio pedagógico e financeiro aos municípios, fornecimento de material didático, uso de tecnologia e avaliação para monitorar o desenvolvimento dos alunos. 

Por meio do Alfabetiza Juntos SP, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo apoia escolas estaduais e municípios paulistas no cumprimento das metas de alfabetização, com ações como:

  • Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo): adotada por 100% dos municípios paulistas;
  • Avaliação da Fluência Leitora, presente em 100% dos municípios;
  • Plataforma de leitura, já adotada em 510 municípios;
  • Formação de professores, presente em 636 municípios; e
  • Matific, plataforma para apoiar o aprendizado de matemática, que começou neste ano para 275 cidades.





Fonte da Notícia

Related Post