A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape) vão ofertar curso de desenvolvimento aos integrantes do quadro de apoio escolar e de certificação ocupacional a profissionais que atuam na função de gerente de organização escolar (GOE). A formação é obrigatória para quem quer manter a designação após janeiro de 2026. As aulas são divididas em seis módulos — os três primeiros serão cumpridos até novembro deste ano. O curso é 100% online, com carga total de 360 horas e tem início em 5 de setembro.
Além dos 4.797 gerentes de organização escolar, todos os 32 mil servidores do quadro de apoio escolar (QAE), incluindo os contratados, podem participar do curso. No conteúdo temas do cotidiano desses profissionais tais como planejamento e gestão escolar, legislação, gestão de atendimento e administração da vida escolar. A resolução sobre o processo de certificação está publicada na edição de 26 de agosto do Diário Oficial do Estado.
Para os servidores do QAE (agente de organização escolar, secretário de escola, agente de serviços escolares e assistente administrativo escolar), os aprovados receberão dois tipos de certificado. De atualização para quem tem nível médio e de especialização para nível superior.
No caso dos gerentes de organização escolar, a Seduc-SP prevê um submódulo exclusivo para validação da certificação que inclui a apresentação de um plano de ação, inventário comportamental e perfil comportamental. O prazo de validade do certificado ocupacional é de três anos, com possibilidade de prorrogação por até dois anos mediante publicação no Diário Oficial.
Inscrição e provas
Todos os servidores do QAE e GOE estão automaticamente inscritos no curso da Seduc-SP em parceria com o Centro Universitário UniFECAF. No entanto, é preciso acessar o site da Efape para confirmação da matrícula e upload da documentação.
Ao final de cada módulo, os cursistas serão avaliados em provas, incluindo o submódulo do GOE. Para a certificação completa, é necessária a aprovação em, no mínimo, 60% do conteúdo de cada módulo dentro do prazo estipulado no cronograma. Todas as aulas ficarão disponíveis para acesso na plataforma a qualquer momento, de acordo com o plano de estudo do servidor.
As aulas dos módulos 4, 5 e 6 serão liberadas em 2026. O cronograma será publicado até o fim deste semestre pela Seduc-SP.