Formação reuniu 82 professores para fortalecer o ensino de robótica em escolas de período integral
O 2º Encontro de Boas Práticas em Robótica Educacional ocorreu nesta quinta-feira (11/09), na sede da Secretaria de Educação de Goiás (Seduc/GO). O evento reuniu 82 professores dos Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) para refletir e colocar em prática a integração da robótica na grade curricular dos alunos da rede estadual.
A iniciativa foi promovida pela Seduc/GO, por meio da Superintendência de Ensino Médio/Gerência de Educação Integral, com o objetivo de promover a troca de experiências entre os professores que atuam na área e consolidar essa metodologia educacional no estado.
O evento contou com palestras e oficinas de montagem de protótipos de robôs, das quais participaram os professores dos 73 CEPIs que receberam o “Kit de Robótica Educacional” no ano de 2024.
“Aqui tivemos a oportunidade de aprimorar a implementação do material recebido, e a troca de ideias com os colegas incentivou muito”, afirma Joel Padilha, professor do CEPI Buriti Sereno, da regional de Aparecida de Goiânia.
A robótica educacional é uma ferramenta de ensino que utiliza kits de montagem, componentes eletrônicos (como sensores e motores) e softwares para construir e programar robôs que executam tarefas pré-estabelecidas.
Essa metodologia incentiva o aprendizado e o uso de tecnologias de forma dinâmica, colaborativa e interdisciplinar, preparando os jovens estudantes para as inovações do mundo e as transformações do mercado atual.
“A robótica se comunica diretamente com a preparação para o mercado de trabalho. Quando o estudante pratica e desenvolve a metodologia, ele adquire diversas habilidades e competências utilizadas nesse ambiente — como competências técnicas em matemática, habilidades pessoais e superação de desafios”, explicou Gustavo Bordignon, assessor pedagógico da Educação Integral na Seduc/GO.
Investimentos do Governo de Goiás na área
Além da distribuição dos kits de montagem de robôs, o Governo de Goiás tem projetos em andamento para a construção de salas apropriadas e padronizadas para as aulas de robótica. Com um investimento de milhões de reais, os alunos da rede pública poderão usufruir, cada vez mais, dos benefícios dessa metodologia.
“Nós queremos implementar a robótica em todos os colégios. Estamos nesse processo. O colégio militar foi o primeiro, e agora está acontecendo com os CEPIs”, declarou a secretária da Educação, Fátima Gavioli, que também participou do encontro e reafirmou a importância dessa ferramenta de ensino.