
Os 500 estudantes da Escola Estadual Professora Didita Cardoso Alves, localizada em Carapicuíba, têm esperado a visita do Papai Noel mais cedo. Isso porque a unidade de ensino tem transformado em tradição o seu Natal Solidário. Direção, professores, funcionários e comunidade escolar têm se reunido, todos os anos, em uma campanha para que ninguém fique sem presente.
A unidade de ensino atende aos anos iniciais do Ensino Fundamental — 1º ao 5º ano. A entrega deste ano aconteceu no começo do mês de dezembro, antes do período de férias escolares, que começa nesta segunda-feira (15) e vai até a volta às aulas, programada para o dia 2 de fevereiro de 2026.
Segundo a diretora da escola, a professora Fabiana Cavalcante Feitosa, os 500 brinquedos foram doados pelos professores e por parceiros da escola.
“Para mim, o Natal Solidário da escola Didita é uma das coisas mais maravilhosas e emocionantes de participar. Sempre mobilizo minha família, meus filhos, porque acredito que é uma forma de demonstrar carinho e amor a essas crianças que muitas vezes não têm condições de receber um presente. A chegada do Papai Noel e a alegria dos pequenos emocionam demais. Eu me sinto privilegiada por trabalhar nessa escola e fazer parte de um evento tão maravilhoso e gratificante”, diz Simone Christina Brás, agente de organização escolar que atua desde 2013 na unidade de ensino.
Viviane Moura é mãe do Murilo Moura, do 3º ano do Ensino Fundamental, e fala sobre a reação do filho no dia da distribuição dos presentes: “O Murilo ficou encantado. Ele se sentiu importante, porque o Papai Noel veio entregar o presente pra ele na escola, veio no local que ele passa a maior parte dos dias dele. Eu disse para as professoras que essas ações de Natal fazem a diferença na vida das crianças”, conta a mãe.
“Eu achei o máximo, meu filho chegou muito feliz em casa. Não tem nada como ver o seu filho empolgado, o coração de mãe fica aquecido. Eu sou muito grata por esse ano, às professoras e a toda a escola, que acolheu muito bem o meu menino”, agradece Amanda Morais Brandão, mãe do aluno Anthony Morais Brandão, do 1º ano do Ensino Fundamental.
Crianças também doam presentes
A unidade, que atende estudantes da periferia, também envolve as crianças em uma rede de solidariedade e sustentabilidade. Além de serem beneficiados com a entrega de presentes anualmente, as próprias crianças são incentivadas a doar brinquedos recebidos nos anos anteriores. “Desde o ano passado, implantamos aqui na escola o projeto Doe e Brinque. Antes do Dia das Crianças, os alunos têm um prazo para recolher os brinquedos que não usam mais e que estão em bom estado, como novos. Esses brinquedos são destinados para duas situações: primeiro para que eles mesmos escolham aqueles que estão expostos na semana das crianças, e parte deles é destinada para um abrigo que fica aqui em Carapicuíba”, comenta a diretora da unidade.
