Esta segunda-feira (30) é o último dia para que escolas estaduais de Ensino Fundamental organizem suas etapas locais da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJIMA) que nesta edição tem como tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça”. Os projetos devem ser registrados até o dia 5 de julho no portal da CNIJIMA.
Na zona leste da capital, a Escola Estadual Antônio Cândido Barone reuniu estudantes e comunidade na última sexta-feira (27) e a sua conferência recebeu o seguinte título: “Do Lixo à Luta: Um bairro que cuida, transforma o clima”.
Segundo a diretora da unidade, professora Gisele Balbino Polidoro, apesar de as discussões serem voltadas a estudantes de 11 a 14 anos de idade, a porta da unidade esteve aberta para a participação da vizinhança. “Nas discussões, falamos sobre mudanças climáticas e produção de resíduos. A comunidade deve estar atenta e participar do projeto da escola, porque a nossa proposta deve ultrapassar esses muros, em um cuidado coletivo com a manutenção do nosso entorno.”
Cronograma da Conferência
As escolas interessadas devem realizar a conferência interna até 30 de junho e registrar seus projetos no site da CNIJMA até o dia 5 de julho e recepção dos documentos das escolas pelas 91 diretorias regionais de ensino que aderiram à Conferência.
A etapa escolar da Conferência deve envolver a criação da Com-Vida na escola — uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida —, o mapeamento dos riscos socioambientais locais, elaboração de projetos e mobilização da comunidade escolar.
Os diálogos são destinados a alunos de 11 a 14 anos, que podem contar com o apoio das equipes escolares, dos colegas do grêmio estudantil, de familiares, universidades, organizações não governamentais, associações de bairro, Defesa Civil, órgãos ambientais e outras instituições.
A etapa estadual acontecerá em agosto e a nacional está marcada para o período de 6 a 10 de outubro, como um dos eventos antecessores e vinculados à COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que ocorrerá neste ano em Belém do Pará.