



Encontro preparatório para a COP-30, em Belém (PA), reúne jovens de todas as partes do país em torno de debates e reflexões acerca do meio ambiente, sustentabilidade e questões climáticas
Um grupo de estudantes da rede estadual de educação embarcou para Luziânia neste domingo, (05/10), para participar da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).
O encontro foi oficialmente aberto na manhã desta segunda-feira, (06/10), pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. O evento está sendo coordenado pelos Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A conferência deve reunir cerca de 800 participantes, entre delegados infantojuvenis, educadores, jovens, acompanhantes e representantes das Comissões Organizadoras Estaduais (COE).
Goiás bem representado
A delegação goiana é composta por 21 integrantes, sendo 15 delegados escolhidos durante a etapa estadual da conferência, três professores e três membros da COE.
O projeto selecionado para representar Goiás na (CNIJMA foi apresentado pelo estudante Miguel Arcanjo Cândido Menezes, da Escola Estadual Boa Nova, em Professor Jamil.
O trabalho, intitulado ‘Coleta Seletiva Solidária e Quilombo Bank: Aprender Para Transformar’, propõe a implementação de práticas sustentáveis por meio da coletiva seletiva de materiais recicláveis, integrando ações de educação financeira que estimulam a conscientização ambiental, o consumo responsável e o compromisso com a justiça climática.
Justiça climática
A conferência nacional será realizada de 6 a 11 de outubro com a participação de delegações de estudantes de todas as partes do país. Com o tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, o evento é um processo pedagógico, formativo e participativo que mobiliza estudantes de 11 a 14 anos, profissionais da educação e comunidades escolares.
A iniciativa tem como foco a justiça climática, o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de ações transformadoras frente aos desafios socioambientais.
Cidadãos responsáveis
A secretária de Educação do Estado de Goiás, Fátima Gavioli, salienta a importância do encontro em suas diversas etapas. “Envolver nossas crianças e jovens em discussões relacionadas à preservação do meio ambiente é fundamental para garantirmos um futuro melhor para todos, pois sem respeito ao meio ambiente é impossível existir vida”.
Segundo ela, a Seduc/GO trabalha as temáticas ambientais ao longo de todo o ano letivo com várias ações e a participação dos estudantes na conferência propicia uma troca de saberes e de experiências essenciais para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e engajados na sociedade.
COP-30
A CNIJMA é uma iniciativa do governo federal que visa mobilizar crianças e adolescentes para discutir questões socioambientais em preparação para a COP30, que ocorrerá em Belém (PA) em novembro de 2025.
O evento promove debates e a elaboração de projetos sobre o meio ambiente, com a participação de estudantes, professores e comunidades escolares, integrando a educação ambiental com a agenda climática. (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Divulgação)