

Mais de 90 mil estudantes de 519 unidades escolares participaram do certame, que tem como objetivo ampliar a prática da leitura, da escrita e da produção cênica nas escolas e colégios estaduais
A quinta edição do Concurso Cênico-Literário chegou ao fim com a premiação dos 80 estudantes vencedores de 2025. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) tem como objetivo ampliar a prática da leitura, da pesquisa, da escrita e da produção cênica dentro das instituições de ensino da rede pública estadual.
Realizada no último dia 19 de novembro, no teatro do Instituto Federal de Goiás (IFG), em Goiânia, a cerimônia de premiação foi marcada pela apresentação do espetáculo teatral ‘A Metáfora da Interatividade’, com a participação do Grupo Experimental de Teatro e da Trupe dos Cirandeiros.
O concurso é promovido pela Seduc/GO por intermédio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação e da Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A coordenação técnica, pedagógica e artística é de responsabilidade da Gerência de Arte e Educação e do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.
Processo de seleção
Nesta edição foram premiados 80 estudantes em três categorias, sendo 28 em Produção Literária, 27 em Produção Cênica e 25 em Produção Visual. O certame envolveu a participação de 90.694 estudantes e 1.079 professores-orientadores. Eles receberam equipamentos eletrônicos, medalhas e troféus.
O concurso foi realizado em três etapas, todas eliminatórias. Na primeira, 519 unidades escolares puderam indicar até 16 produções cada uma. Na segunda fase, uma comissão de seleção classificou 175 produções, levando em conta critérios como a qualidade estética, a originalidade e a consistência crítica.
Esses trabalhos integram duas coletâneas, distribuídas entre um Ebook e um ArtBook . A etapa final reconheceu como destaques 80 estudantes, que receberam como prêmios equipamentos eletrônicos, medalhas e troféus.
Inclusão digital
Direcionado a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o concurso foi criado com o objetivo de promover a valorização da arte, literatura e das identidades goianas no ambiente escolar. A cada edição, o concurso propõe um tema que busca ampliar o repertório cultural dos estudantes e promover reflexões sobre identidade, território e as múltiplas vozes da comunidade escolar.
Em 2025, o tema proposto aos alunos foi ‘Goianidades, Mídias & Comunicação’, um convite à reflexão acerca da interseção entre a identidade goiana, o uso das mídias digitais e analógicas e a importância da comunicação no contexto atual, com ênfase na inclusão digital e na alfabetização midiática.
Incentivo
Para a professora Fátima Gavioli, secretária de Educação de Goiás, o Concurso Cênico-Literário não só estimula o envolvimento dos estudantes com o processo de leitura e escrita, mas também dá vez e voz a eles. “Essa iniciativa do Governo de Goiás fomenta habilidades criativas e artísticas nos estudantes, combinando literatura e teatro”, completa ela.
























