

Iniciativa une inovação, educação ambiental e participação estudantil em projeto apoiado pela Seduc
Estudantes do Colégio Estadual Cora Coralina, da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Águas Lindas de Goiás, unidade do Governo de Goiás, desenvolvem projeto “Horta Automatizada”, com o uso de tecnologia sustentável. A ação reúne 20 alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
O projeto foi apresentado à secretária de Estado da Educação, a professora Fátima Gavioli, que assumiu o compromisso de apoiar o desenvolvimento do trabalho. A iniciativa alia tecnologia, sustentabilidade para o cultivo de hortaliças de forma prática e educativa. A proposta é promover aprendizado interdisciplinar e consciência ambiental.
Idealizado pelos professores Maria Eduarda, Maria Luiza, Thomas e Rafaela, com o apoio das profissionais Verônica Missel e Elizângela, e da diretora Dione Rouzares, o projeto contou com a parceria da Emater, que auxiliou os participantes nas etapas de plantio, manejo do solo e orientação sobre alimentação saudável.
De baixo custo e com componentes acessíveis, o projeto demonstra como o uso inteligente da tecnologia pode gerar soluções sustentáveis dentro do ambiente escolar. Além disso, fortalece o protagonismo estudantil e estimula a integração entre as áreas de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente.
O destaque da iniciativa está na dimensão tecnológica. Utilizando Arduino e sensores de umidade do solo, o sistema criado pelos alunos é capaz de monitorar automaticamente as condições da terra. Quando o solo apresenta baixos níveis de umidade, uma válvula é acionada para irrigação. Em caso de chuva, o sistema identifica a umidade elevada e interrompe o processo, evitando o desperdício de água.




Fotos: Seduc
