Desde 2023, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), em parceria com a Receita Federal, vem transformando a rotina da rede estadual por meio da doação de aparelhos celulares. A iniciativa facilita a comunicação, otimiza processos e garante mais agilidade no atendimento às demandas, beneficiando diretamente o trabalho pedagógico e administrativo em todo o estado.

Até o momento, já foram distribuídos mais de 40 mil dispositivos, destinados a professores, servidores administrativos dos prédios centrais da Secretaria e das 91 Diretorias de Ensino, além de programas como o Conviva, que atua no fortalecimento das relações dentro do ambiente escolar e na promoção da cultura de paz, e o Prontos para o Mundo, que oferece intercâmbio internacional a estudantes da rede pública.

Simone Telles, responsável pelo Programa Prontos para o Mundo, destaca a importância da iniciativa para os alunos que participam do intercâmbio:

“A parceria tem sido fundamental para os estudantes, principalmente quando chegam ao país de destino e precisam se locomover com mais autonomia usando o Google Maps. Além de facilitar o dia a dia, o celular de qualidade permite que mantenham contato com as famílias no Brasil, enviando notícias e fotos. Isso traz segurança e aproxima ainda mais a experiência do estudante de seus familiares.”

Uma nova etapa de distribuição já está prevista e será direcionada ao atendimento de alunos de escolas indígenas e quilombolas da rede estadual, ampliando ainda mais o alcance da iniciativa e garantindo equidade no acesso às ferramentas digitais.

Essa parceria se mostra ainda mais relevante diante da dimensão da rede estadual: são mais de cinco mil escolas, organizadas em 91 Diretorias de Ensino, que atendem a mais de 3,5 milhões de estudantes e contam com o trabalho de aproximadamente 250 mil servidores, entre profissionais da educação e de apoio administrativo. Nesse cenário, a chegada dos aparelhos representa um avanço significativo para atender às necessidades de comunicação de uma rede dessa magnitude.

Segundo Daniele Quirino, diretora do Conviva (Clima, Convivência e Proteção Escolar), a chegada dos celulares teve impacto direto na qualidade do atendimento às escolas. As equipes passaram a manter contato constante com professores, gestores, alunos e grêmios estudantis, garantindo suporte mais ágil e eficaz na prevenção de conflitos, no acolhimento e na promoção da cultura de paz.

“A doação de aparelhos celulares usados tem um papel fundamental na otimização das atividades da equipe do Programa de Convivência, que atua diretamente em mais de 5.300 escolas. Esses dispositivos não são apenas ferramentas de comunicação, mas pontes que conectam nossa equipe à comunidade escolar. Isso fortalece o diálogo, facilita a prevenção e resolução de conflitos, promove acolhimento e amplia a disseminação de valores essenciais para a cultura de paz, como respeito, empatia e solidariedade” , destacou Daniele.

O dirigente regional de ensino da URE Norte 2, Geandro de Oliveira, também ressalta o impacto da iniciativa: “Essa parceria tem sido de grande valia para nós, porque estamos utilizando os aparelhos como ferramenta de aprendizado, ferramenta pedagógica. Principalmente agora, em época de Prova Paulista e de engajamento para o SAEB, eles têm ajudado muito aqui na Unidade Regional de Ensino, sobretudo nas escolas que possuem maior número de alunos e, às vezes, déficit de computadores. Os celulares têm se mostrado instrumentos valiosos, que contribuem diretamente para a aprendizagem dos nossos estudantes.”

Além de apoiar as políticas educacionais baseadas em tecnologia da informação, essa iniciativa reforça a importância da inclusão digital em uma sociedade cada vez mais conectada. A parceria entre a Secretaria da Educação e a Receita Federal é um exemplo de como a cooperação institucional pode gerar benefícios concretos para toda a rede estadual de ensino.





Fonte da Notícia

Related Post