Professores e diretores de escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) participarão, entre os dias 21 e 28 de fevereiro, de um curso de aperfeiçoamento na Espanha. A viagem marca o módulo internacional da primeira edição do programa Escola de Gestão, uma iniciativa da Seduc-SP em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV/DGPE).

O grupo, formado por 38 professores e diretores cursistas com alto desempenho acadêmico e 10 diretores mediadores, participará de uma imersão em práticas de gestão escolar europeias. A viagem é um reconhecimento por desempenho acadêmico e dedicação à formação, que alcançou 15 mil gestores das escolas estaduais paulistas, nas 91 Unidades Regionais de Ensino (UREs). 

“O módulo foi pensado como uma experiência formativa especial, que amplia horizontes e inspira novas práticas”, informa a subsecretária da Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo), Daniela Tessele. Durante a semana em solo espanhol, os educadores terão contato com soluções inovadoras para os desafios da educação pública, visando a ampliação de repertório para aplicação direta nas escolas paulistas.

Os profissionais que viajam para a Espanha na próxima semana são da capital e das Unidades Regionais de Ensino de Americana, Araçatuba, Barretos, Bauru, Campinas Leste, Capivari, Caraguatatuba, Carapicuíba, Itapevi, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Itararé, Jaú, Limeira, Lins, Lins, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Ourinhos, Ourinhos, Penápolis, Penápolis, Piraju, Presidente Prudente, Registro, Registro, Registro, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré e Tupã.

Escola de Gestão

A Educação de SP criou no ano passado e de forma inédita, o programa Escola de Gestão. No primeiro ano de programa, 15 mil gestores estavam matriculados no curso de formação criado pela Efape, em parceria com a FGV. A proposta da Escola de Gestão é diagnosticar problemas, propor soluções e implementar melhorias que promovam uma gestão eficiente, colaborativa e que resulte em aumento dos indicadores educacionais de cada escola.

A formação é baseada no método de estudo de caso — adaptado do modelo criado pela Universidade de Harvard para a realidade das escolas públicas paulistas—, com aulas online e avaliações realizadas e entregues após as aulas. 

Resultado do curso na prática e malas prontas

Um dos selecionados para a imersão é Cristiano Barducci, coordenador de gestão pedagógica geral (CGPG) da Escola Estadual Professora Rosemary de Mello Moreira Pereira, localizada em Sorocaba, no interior paulista. Para ele, o programa Escola de Gestão foi a resposta para um desafio incômodo: os índices estagnados da sua unidade escolar.

“O que me motivou a participar do curso foi o fato de o índice da escola no Saresp 2024 ter permanecido estagnado. Identifiquei a necessidade de buscar novos conhecimentos para promover a melhoria dos resultados em 2025”, explica o coordenador.

A aplicação prática dos estudos de caso tratadas no curso, inspirada em  método da Universidade de Harvard, trouxe mudanças para a escola, segundo Barducci. Após verificar que o percentual de acertos da escola na Prova Paulista no bimestre era inferior a 50%, o coordenador compartilhou o aprendizado do curso para a implantação de devolutivas e capacitação de professores nas chamadas metodologias ativas. 

“Por meio do feedback formativo, promovemos atendimentos individuais, orientando e acompanhando os docentes conforme suas necessidades. Além disso, os professores com maior domínio dessas práticas foram convidados a apoiar aqueles que apresentavam mais dificuldades. Como resultado dessas ações, o índice de acertos na Prova Paulista foi elevado para 60,6% no segundo bimestre e, no terceiro bimestre, alcançou 65%, demonstrando avanços significativos na aprendizagem dos estudantes”, comenta o professor de Sorocaba.

O coordenador diz que a seleção para a viagem para a Espanha coroa um ano de dedicação. “Receber a notícia de que fui premiado com a viagem à Espanha por meio da Escola de Gestão foi extremamente gratificante. O reconhecimento representa o resultado de uma dedicação constante ao longo do ano de 2025, em um curso exigente e desafiador, que demandou comprometimento, estudo e envolvimento contínuo.”

Confira a lista de professores e a lista de diretores multiplicadores contemplados com a imersão na Espanha.





Fonte da Notícia

Related Post