Secretária de Educação de Goiás, professora Fátima Gavioli, foi uma das convidadas do evento promovido nesta terça-feira, (19/08). Ela participou de uma Roda de Conversa com os estudantes  

Cerca de 600 estudantes da 3ª série do Ensino Médio das regionais de Itaberaí, Goiás, Inhumas, Itapuranga, São Luís dos Montes Belos e Jussara participaram nesta terça-feira, (19/08), do II Congresso Estudantil da 3ª série do Ensino Médio.

O encontro, promovido pela Coordenação Regional de Educação (CRE) de Itaberaí, teve como tema central o ‘Engajamento Discente na Promoção de Políticas Públicas Educacionais’. A programação incluiu Roda de Conversa com a secretária Fátima Gavioli, palestras com os temas ‘Propósito e Legado’; ‘Projeto de Vida: Desafios e Conquistas’ e ‘Avaliações Internas e Externas: para Além das Notas e Evidências para a Melhoria das Políticas Públicas Educacionais’, além da apresentação dos trabalhos finalistas do Concurso Bariani Ortencio,

O coordenador regional de Educação de Itaberaí, Vinícius Átila, explicou que a ideia de organizar o congresso foi motivada pelas mudanças do Novo Ensino Médio (NEM). “Buscamos promover um encontro que estimulasse a aprendizagem coletiva fora da sala de aula, instigando os jovens a refletirem sobre a importância da educação e incentivando as relações pessoais e interpessoais”, comentou.

Partilha

Para o coordenador, um maior envolvimento dos estudantes colabora para a implantação de políticas públicas que atendam os interesses da comunidade escolar. Como exemplo, ele lembrou a criação dos programas Bolsa Estudo, Reformar e Equipar; a implantação de laboratórios de Física, Química e Informática, a distribuição de chromebooks; entre outras ações do Governo de Goiás.

Outro intuito da iniciativa foi estimular o contato entre os jovens de diferentes colégios da rede estadual de educação. “Passarem o dia aqui, trocando ideias, partilhando e compartilhando mostra para eles a importância de deixar um pouco o celular de lado e interagir uns com os outros”, acrescenta Vinícius Átila.

Na abertura do congresso, a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, contou um pouco de sua história de vida, narrando fatos de sua trajetória pessoal e profissional, para exemplificar o quanto a educação é capaz de criar oportunidades e transformar vidas. “Somente a educação traz mobilidade social. Quem nasce muito pobre encontra na educação a chance de mudar o seu futuro e de sua família”, disse ela.

Adesão ao Enem

A secretária também chamou a atenção para a importância dos estudantes participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), seja como experiência ou como um caminho de acesso ao Ensino Superior.

“Mesmo que vocês não queiram seguir uma profissão de nível superior, nada impede que vocês façam uma faculdade. Tudo na vida é experiência e nada é definitivo. O Enem é só um começo para quem tem um futuro inteiro pela frente”, acrescentou a secretária.

Por fim, Fátima Gavioli frisou que uma das prioridades do governo estadual tem sido a promoção da equidade na educação ao garantir que todos os alunos recebam kits de uniforme e de material escolar; tenham acesso a Internet, laboratórios e escolas reformadas e bem equipadas. “Hoje, na rede estadual de ensino, todos se vestem iguais e têm condições iguais. A única diferença vem daqueles que estudam mais, se dedicam mais e se sobressaem”, finalizou. (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira)



Fonte da Notícia

Related Post