A programação teve início nesta sexta-feira (16/01), na sede da Secretaria, em Goiânia


A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), por meio do Núcleo de Segurança e Saúde do Servidor e do Estudante, promoveu, nesta sexta-feira (16/01), a abertura da programação do Janeiro Branco, campanha voltada
à conscientização sobre a importância da saúde mental. O evento foi marcado pelo acolhimento e participação dos servidores que vestiram branco para a solenidade, realizada hoje, no retorno do recesso de final de ano.
A ação tem o objetivo de destacar a relevância dos cuidados com o bem-estar emocional dos profissionais da Educação. Além dos estudantes, que já contam com atendimento psicológico pelo programa Ouvir e Acolher, professores e servidores também passarão a ter acesso a esse suporte especializado.
A abertura do Janeiro Branco contou com uma apresentação musical do Coral da Seduc/GO e, também, a entrega de kits de boas-vindas, em um momento pensado para receber os servidores de forma ainda mais acolhedora e calorosa.
Saúde mental
No evento, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, relembrou o início do coral e destacou a sua retomada. “O coral foi uma das primeiras apresentações que vi quando cheguei à Seduc/GO, em 2019, e sempre fez muita diferença. Hoje, poder reativá-lo é muito significativo, não só para mim, mas também para quem faz parte do coral”, afirmou.
Fátima Gavioli também reforçou que as ações do Janeiro Branco seguem ao longo do mês, com foco na saúde mental de servidores, professores e estudantes da rede pública estadual. “Esse é um momento para olhar com mais atenção para como estamos nos sentindo. Quero ver todos bem e acolhidos no ambiente de trabalho”, concluiu.
Também, a Alexandra Maria Pereira da equipe Núcleo de Sáude da Seduc/GO, falou sobre o auto cuidado e a importância do psicólogo no dia a dia. “Este mês nos convida a olhar com mais carinho para o autocuidado, para o recomeço e para a ressignificação de sentimentos ou situações que geram sofrimento. É um momento de se permitir, de reservar um tempo para você. Fazer algo que lhe traga prazer e também, praticar atividade física, ouvir uma música, dançar, ler, assistir a um filme. Envolver-se em experiências que nutram o bem-estar e tragam leveza ao seu dia a dia”, destacou, Fátima.
(Texto:Isabele Brandão/Fotos: Solimar de Oliveira e Alexandra Rita)
