Ações de Educação ambiental serão desenvolvidas inicialmente com 131 turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino. Objetivo é conscientizar sobre a correta destinação dos resíduos sólidos

O Governo do Estado, em parceria com o Ministério Público de Goiás (MP/GO), lançou nesta quarta-feira, (22/01), a campanha Liga Cidade Limpa – Separação de Resíduos.

E uma das primeiras ações do projeto é a formação de professores da rede estadual de ensino, que teve início nesta quinta-feira, (23/01) em formato online. Foram formadas duas turmas, uma no matutino e outra no vespertino.

“As aulas ficarão disponíveis no canal do MP/GO no Youtube e têm como foco a destinação correta dos resíduos sólidos produzidos nas escolas”, explica Patrícia de Almeida Assunção, gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da Seduc/G.

Segundo ela, o projeto será implantado nas 40 Coordenações Regionais de Educação em, pelo menos, uma turma de 6º e 7º anos que serão reagrupadas para se trabalhar nas eletivas de Meio Ambiente. “Atenderemos 131 turmas com 30 alunos cada. Nas escolas, o trabalho com os materiais da campanha será iniciado no dia 3 de fevereiro”.

Para Patrícia, é de suma importância trabalhar com os estudantes de 6º e 7º anos quando se almeja formar cidadãos conscientes e fortalecer a cultura de separação de resíduos de forma correta. “Eu digo que essa campanha já nasceu dando certo, visto que já temos muitos professores inscritos para a formação. Sem o engajamento deles não conseguiremos alcançar o nosso público-alvo, que são os estudantes”, afirma.

Educação ambiental
A campanha nasceu na execução do projeto institucional Todos Pela PERS, desenvolvido desde 2021 pelo Ministério Público, cujo objetivo é promover o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei Federal nº 12.305/10), com a implementação de medidas necessárias para a disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, com vistas ao encerramento dos lixões.

No projeto, identificou-se a necessidade de produzir um material de educação ambiental sobre o tema, com o fim de oferecê-lo às promotorias de Justiça e aos municípios, para que possam reproduzi-lo em suas localidades.

Política pública
O procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, destacou que o material trata o assunto de forma lúdica para as crianças, pois elas ensinam os adultos, mostrando a destinação correta dos resíduos sólidos.

O promotor de Justiça Juliano de Barros Araújo, um dos coordenadores do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do MP/GO, explicou que o projeto contará com vários formatos de divulgação: cartilhas, folders, cartazes, adesivos, outdoors, busdoors, banners, spots de rádio, mídias digitais para redes sociais, vídeos e jingles.

O promotor observou ainda que o material servirá de apoio à atuação finalística do Ministério Público na busca pelo encerramento dos lixões e pela gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, na medida em que, além de utilizar uma linguagem única em todo o Estado, viabiliza e auxilia todos os municípios a promoverem a sensibilização da sociedade sobre a importância do manejo adequado dos resíduos recicláveis, “um tema essencial para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental”.

Sobre a campanha
A Campanha Liga Cidade Limpa tem como roteiro central as Aventuras da Turma do Super R, a partir de um gibi produzido internamente pelo MP/GO, que tem oito histórias em quadrinhos protagonizadas pelo herói Super R (cesto de resíduos recicláveis) e seus amigos Natureba (cesto de resíduos orgânicos) e Jeitoso (cesto destinado aos rejeitos).

Juntos, eles ensinam as crianças e, por extensão, os adultos, sobre a correta separação dos resíduos sólidos em casa e na escola, abordando temas como coleta seletiva, rejeitos, descarte adequado de óleo de cozinha, pilhas e baterias e aterros sanitários.

Todo o material desenvolvido estará disponível, em versão digital, às promotorias de Justiça para que possam articular com os municípios e a sociedades locais a reprodução impressa, a veiculação em rádios, a divulgação em redes sociais, a instalação de outdoors, enfim, replicar e utilizar amplamente na conscientização da população.

Parceria
A iniciativa da campanha no âmbito do MP coube à Área do Meio Ambiente e Consumidor do Centro de Apoio Operacional (Caomac), Gaema, Superintendência de Planejamento e Gestão (Suplan) e a Assessoria de Comunicação Social.

No Estado, a parceria abrange as Secretarias de Estado de Comunicação (Secom), de Educação (Seduc), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Retomada. (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira)



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