A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) conquistou o 3º lugar no Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição 2025 com o projeto Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares. A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (16), em São Paulo.

O Prêmio Josué de Castro é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-SP), e reconhece iniciativas de destaque no combate à fome e na promoção da segurança alimentar.

A Seduc-SP conquistou o 3º lugar na categoria Melhor Programa ou Projeto de Políticas Públicas. O 1º lugar foi concedido ao Programa Bom Prato, da Secretaria de Desenvolvimento Social, e o 2º lugar ficou com o projeto “Cultivando um Futuro Sustentável: Ações que Alimentam e Libertam”, da Prefeitura de Araraquara.

Valorização das cozinheiras

Segundo Giovanna Zoia, nutricionista e líder do projeto na Educação, o concurso é uma forma de aproximar a alimentação escolar de práticas pedagógicas e de sustentabilidade. “Esse reconhecimento mostra a importância de valorizar o trabalho das cozinheiras escolares, que são fundamentais para garantir refeições saudáveis e para levar práticas mais conscientes às nossas escolas.”

 

A edição deste ano, que está em andamento, tem como tema “Alimentação e Sustentabilidade”.

Receitas premiadas e e-book aberto ao público

A primeira edição do Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares, em 2024, resultou na produção de um e-book com preparos criados e testados pelas cozinheiras com base nos alimentos distribuídos na alimentação escolar em toda a rede. O material está disponível para todas as escolas da rede estadual e também pode ser acessado gratuitamente por qualquer pessoa. 

Baixe aqui: E-book “Sabores Paulistas pelas mãos das cozinheiras escolares”

Em breve, as escolas da rede e as cozinheiras premiadas receberão uma versão impressa do livro de receitas.

Giovanna Zoia apresenta, durante premiação, livro que será distribuído para as escolas
Fotos: Marcelo Demonico/Seduc-SP





Fonte da Notícia

Related Post