A competição de nível nacional permite a participação exclusiva de jovens mulheres e busca incentivar o interesse das estudantes na área de Ciências Exatas

O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Luis Perillo, em Goiânia, ganhou destaque pela qualidade do ensino científico, com 10 estudantes premiadas na Olimpíada Quimeninas.

A olimpíada é exclusiva para o público feminino e busca incentivar a participação de jovens mulheres na área de Ciências Exatas. A competição faz parte do Programa Nacional de Olimpíadas de Química e é direcionada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio de todo o Brasil.

Com provas online e de fácil acesso, o programa pretende estimular o surgimento de novos talentos e reduzir as desigualdades de gênero na Ciência, oferecendo oportunidades de aprendizado, troca de experiências e desenvolvimento do raciocínio científico.

Medalhas

As dez estudantes da rede estadual foram destaque em todas as categorias da olimpíada. Na etapa Estadual do 9º ano, Andressa Renata de Oliveira garantiu a medalha de Ouro. Evellyn Lucena de Sousa conquistou a Prata e Kauany Ketlyn Sousa Teles ficou com o Bronze.

Na fase Regional, também do 9º ano, Andressa Renata de Oliveira, Evellyn Lucena de Sousa e Kauany Ketlyn Sousa Teles foram agraciadas com a medalha de Ouro. Ana Clara dos Santos Cunha recebeu a Prata e Nicoly Rodrigues Ribeiro, o Bronze.

Entre as medalhistas regionais do 1º ano do Ensino Médio, Sabrynna Digues Miranda dos Santos de Queiroz levou o Ouro, enquanto Ana Carolina da Silva Gomes, Elisa Machado Costa e Nathalya Oliveira da Silva receberam o Bronze. Também ficou com o Bronze, a estudante Kauane Ribeiro Silva, na categoria 2º ano.

Em nível nacional, Andressa Renata de Oliveira obteve duas medalhas de Ouro: uma na classificação de estudantes de escolas públicas e a outra na categoria nacional para escolas públicas, sem processo seletivo.

Premiação

As estudantes vitoriosas serão homenageadas na cerimônia de premiação das Olimpíadas de Química 2025, que será realizada em Brasília no dia 27 de novembro. A solenidade acontecerá no Auditório Roberto Salmeron da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB).

As medalhistas goianas receberam certificado digital do prêmio, camiseta, medalha e estão automaticamente classificadas para a modalidade ‘A’ da Olimpíada Brasileira de Química de 2026. Fora as premiações, todas as competidoras que fizeram a prova também ganharão certificados digitais de participação.

Eliane Castro, gestora do Cepi Luis Perillo, destacou a importância da participação dos estudantes em olimpíadas de conhecimentos. “O resultado obtido foi fruto do esforço e dedicação das professoras Maria Olímpia e Sandra Di Jura e também das alunas, que se dedicaram nas aulas regulares e aplicaram os conteúdos aprendidos na avaliação”, completa ela.



Fonte da Notícia

Related Post