Três estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino tiveram seus projetos selecionados e participarão das atividades do Parlamento Juvenil Mercosul entre esta terça-feira (27) e quinta-feira (29), em Brasília. Os alunos foram escolhidos a partir da inscrição de projetos que propõem um intercâmbio entre estudantes da América Latina para discutir ações para reduzir os impactos da crise climática, ações para ampliação da agricultura familiar e hortas comunitárias nas escolas.
Representam a rede estadual de ensino no Parlamento Maria Eduarda Santos Marques, da Escola Estadual Professor Napoleão de Carvalho Freire, localizada no bairro Indianópolis, na capital paulista, Daniel Antônio Consolate de Sousa, da Escola Estadual Doutor João Palma Guião, de Ribeirão Preto, e Adrielly Sofia de Oliveira de Sena, da Escola Estadual Professora Maria Ribeiro Guimarães Bueno, localizada na Vila do Bosque, também na capital.
Os três estudantes embarcaram na segunda-feira (26) e, na capital federal, serão acompanhados nas agendas do Parlamento Juvenil do Mercosul pelo diretor do departamento curricular da Coordenadoria Pedagógica da Educação, Fábio Paiva. Antes da viagem, eles conheceram a sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e se encontraram com o secretário da Educação, Renato Feder, e com o secretário executivo da pasta, Vinicius Neiva.
“O Parlamento do Mercosul é uma experiência única, porque ele abre um espaço para que os estudantes possam se reunir e dialogar sobre os temas que são mais relevantes, tanto para eles nas comunidades locais, como também para o nosso país. De uma forma geral, é um ambiente que promove o protagonismo juvenil, convidando os estudantes a refletir sobre questões comuns e até desenvolverem soluções colaborativas. Além disso, essa vivência proporciona aos estudantes uma interação com outras instituições, com as instituições democráticas, fortalecendo as habilidades para a expressão de ideias, pensamento crítico, a elaboração de propostas, em resposta às necessidades reais. Ao retornar, com certeza, eles se tornarão agentes de transformação, ampliando as perspectivas, se formando como cidadãos mais conscientes e engajados com o futuro da sociedade do Mercosul”, comenta o professor Fábio Paiva.
A agenda dos estudantes em Brasília inclui visitas ao Ministério da Educação e ao Palácio do Itamaraty nesta terça-feira (27), ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados na quarta (28) e ao campus do Instituto Federal de Brasília na quinta (29). Maria Eduarda Santos Marques está ansiosa para conhecer o Itamaraty. “Eu participo de um grupo que apresenta oportunidades para estudantes desde o 8º ano e foi assim que soube do Parlamento Juvenil, me inscrevi e estou entre os selecionados com um projeto que tem como objetivo o intercâmbio entre alunos de todos os países do Mercosul para discussões sobre a emergência climática e como nossas escolas podem ser impactadas. Meu sonho é estudar ciências políticas fora do Brasil, assim como gender studies, que é o estudo de gêneros. Não sei se devo seguir carreira política, mas quero continuar estudando e participando de projetos como este”, comenta a estudante da 2ª série do Ensino Médio.
Na etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, 25 dos 26 estados brasileiros, mais o distrito federal, estarão representados por estudantes. Além de estar em espaços em que se vê no futuro, Daniel também viajou pela primeira vez de avião para chegar a Brasília. Seu projeto selecionado é sobre agricultura familiar. “Me considero um aluno ligado a pautas políticas. Acompanho bastante o trabalho, tanto do governo de São Paulo, quanto do governo federal, e escrevi um projeto voltado a políticas aplicadas no Estado, no Brasil e nos países do Mercosul sobre agricultura familiar, que é um pilar muito essencial para todos nós, porque é o que alimenta o nosso Brasil. Pesquisei e verifiquei que na região de Ribeirão Preto, por exemplo, 70% dos alimentos vêm da agricultura familiar”, explica o jovem. Antes da viagem, Daniel destacou a conversa com o secretário executivo Vinicius Neiva. Nascido no Distrito Federal, Neiva mostrou aos alunos como Brasília foi criada e apontou, em um mapa reproduzido por ele, os principais espaços públicos e turísticos da cidade.
A terceira estudante representante de São Paulo no Parlamento, Adrielly Sofia, criou um projeto de hortas comunitárias nas escolas e, para submeter ao processo de seleção, contou com o apoio e inspiração professor de geografia, Kevin Macaulay e da colega Ana, que já participou anteriormente de uma etapa estadual do Parlamento. “Eu acredito que o cuidado e respeito à natureza pode começar dentro da escola e, por isso, sugeri a criação de hortas pelos próprios alunos. Minha ideia é que, colocando a mão na terra para plantar e cultivar, os estudantes podem criar um afeto pela natureza e refletir, a partir daí, sobre desmatamento e outros crimes ambientais”, afirma Adrielly.
A próxima etapa Parlamento Juvenil Mercosul, a internacional, está prevista para acontecer nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Paraná.