

Nesta segunda-feira, (17/11), a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), por meio da Gerência de Educação Profissional e Tecnológica, promoveu um grande encontro com 280 gestores da rede estadual para discutir a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em todo o Estado.
Além disso, a manhã começou em clima de acolhimento com apresentação cultural. O estudante Williender Costa Pondé, do Colégio Estadual Professor Vilmar Gonçalves da Silva, interpretou músicas goianas que celebram a identidade regional.
Diálogo, futuro e protagonismo
A abertura do evento contou com a palestra do professor George Bento, que apresentou uma análise ampla sobre como os cursos técnicos vêm transformando as perspectivas de jovens que buscam inserção qualificada no mercado de trabalho. Em seguida, a mesa ‘Diferentes Perspectivas da Educação Profissional’ trouxe gestores e especialistas para discutir experiências reais vivenciadas no dia a dia das escolas, destacando os desafios e conquistas dessa modalidade de ensino.
A coordenadora de implementação do Itaú Educação e Trabalho, Erika Teruel, destacou o papel estratégico dos gestores na construção de políticas públicas efetivas na rede pública. “O evento é muito importante, pois parte da ideia de construir junto. A implementação de uma política pública só acontece, de verdade, quando todos os níveis de governança estão envolvidos. Aqui, nós temos gestores que são atores fundamentais, protagonistas no processo de aprendizagem e na formação dos estudantes”, afirmou.
Oficinas de cultura e práticas pedagógicas
Na parte da tarde, o encontro ganhou ainda mais dinamismo e interação entre os gestores com as apresentações culturais do Instituto de Arte Gustav Ritter, reforçando a diversidade artística goiana, além de oficinas práticas que possibilitaram aos diretores vivenciarem metodologias e estratégias aplicáveis nos colégios.
Cursos técnicos
Tatiana Chagas dos Santos, gestora do Colégio Estadual Professor Heli Alves Ferreira, em Anápolis, ressaltou como os cursos técnicos têm ampliado as oportunidades dos estudantes. “Somos uma das escolas que mais oferta cursos técnicos e uma das primeiras implementadas na rede. Hoje vemos nossos estudantes cada vez mais engajados. Esse evento nos ajuda a alinhar estratégias e incentivar ainda mais a participação dos jovens na EPT”, comentou a gestora.
