
A quarta-feira foi especial para a primeira turma de estudantes do Agrocolégio Estadual Maguito Vilela. Logo pela manhã, eles partiram de Goiânia rumo à cidade de Rio Verde, para uma visita técnica à Tecnoshow Comigo – a maior feira de agronegócios do Centro-Oeste brasileiro.
A experiência marcou os alunos, especialmente por representar algo até então inimaginável para muitos deles, que no ano passado ainda estudavam em escolas da zona rural de diferentes regiões do estado.
A estudante Mariana Costa destacou o valor da atividade “Tive a honra de acompanhar a visita técnica com os meus colegas do agrocolégio na Tecnoshow. Foi uma experiência muito rica e inspiradora para todos nós, com muitos aprendizados e trocas de conhecimentos”, afirmou.
O gestor do Agrocolégio, Marcos Cesar, reforçou a importância de ações como essa para o processo de ensino-aprendizagem “Os alunos puderam observar de perto a vasta aplicação da tecnologia no setor agrícola. Perceberam como a inovação tem transformado as práticas no campo. Foi uma oportunidade única para entenderem como a evolução tecnológica contribui para a modernização do agro, melhorando a eficiência e a sustentabilidade da atividade. Essa vivência, sem dúvida, ampliou a visão dos estudantes sobre o impacto da tecnologia no futuro do agronegócio”, explicou.
A estudante Mariana Francisca Costa ressaltou que a visita também contribuiu para o conteúdo em sala de aula “O evento nos proporcionou diversas oportunidades de conhecer inovações e tecnologias de ponta voltadas ao agronegócio. Tivemos a chance de ver de perto drones, colheitadeiras e outros equipamentos modernos. Participamos de palestras e visitamos estandes que ampliaram nosso conhecimento. Foi um dia inesquecível, cheio de aprendizado e inspiração para o futuro no campo.”
Parceria
Ligado à rede estadual de ensino, sob a gestão da Secretaria da Educação (Seduc), o Agrocolégio Estadual Maguito Vilela está localizado dentro do Centro de Treinamento da Emater Goiás, no Campus Samambaia, em Goiânia.
A agência é parceira da secretaria no projeto. “Quando dois gigantes se unem, quem ganha é o povo”, frisou a secretária de Educação, Fátima Gavioli, em referência à parceria estabelecida entre Seduc e Emater.
O Agrocolégio Estadual Maguito Vilela conta com profissionais especialistas das diversas áreas para as aulas, atividades e práticas educativas. As classes funcionarão em regime de internato e semi-internato. Serão trabalhados conteúdos voltados para temas essenciais à vida no campo, como irrigação, fitopatologia, entomologia e solos.
As aulas começaram com 60 estudantes, distribuídos em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio. Já em 2026, a ideia é que a quantidade de alunos duplique, com 120 estudantes, sendo duas turmas de 2ª série com 30 jovens cada, e outras duas turmas de 1ª série, com a mesma quantidade. Para 2027, a previsão é que sejam 180 estudantes, contando com duas turmas de cada série, com 30 estudantes em cada uma delas.























