

Mais de 4 mil jovens foram beneficiados pelos programas, nesta quarta-feira, 24
A tecnologia está transformando a vida dos estudantes em Goiás. Desde o ano de 2023 a secretaria de estado da Educação em parceria com a secretaria de tecnologia cursos do Ensino Médio Técnico integrado ao Ensino Médio regular. Na quarta-feira, (24/09), o Governo de Goiás realizou a entrega dos cartões do Bolsa Profissionalizante e do Crédito Social Tech para estudantes das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) e dos cursos técnicos da Secretaria de Educação.
Mais de 4 mil jovens foram beneficiados pelos programas, que juntos representam um investimento anual de quase R$ 17 milhões. O objetivo é claro, democratizar o acesso à Educação profissional e tecnológica e, ao mesmo tempo, estimular o empreendedorismo entre os jovens goianos.
Oportunidade única
A estudante Ana Luiza Cunha destacou que essa bolsa vai ajudar e muito na continuidade do seu processo de ensino-aprendizagem “Aqui estamos tendo uma oportunidade única, nem imaginava está aqui. Esse cartão é um incentivo a mais para a gente continuar no curso da Escola do Futuro”, ressaltou
A gestora do Centro de Ensino em Período Integral Jaime Câmara, Taith Braz explica que é um momento de felicidade para a comunidade escolar “As bolsas de estudo ofertadas aos estudantes dos cursos técnicos proporcionam o acesso a uma educação mais inclusiva ao mesmo tempo que ajuda a combater as desigualdades socioeconômicas garantindo, assim, condições de permanência do aluno no ambiente escolar até a conclusão do curso”, destaca
O Bolsa Profissionalizante visa ampliar o acesso à Educação tecnológica, elevar a escolaridade e incentivar a qualificação profissional. Já o Crédito Social Tech é uma ajuda extra para que os alunos consigam investir em suas carreiras, impulsionando sonhos que podem se tornar negócios de sucesso.
Investimento em tecnologia
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, destacou que investir em tecnologia é abrir portas para carreiras promissoras. “Hoje o mercado de tecnologia é um dos que mais paga e gera renda. Em alguns lugares, cursos nessa área chegam a ser mais concorridos do que medicina. O governador e a dona Gracinha entenderam que investir em tecnologia também é investir no futuro dos jovens goianos”, afirmou.
A coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, lembrou que o programa também tem um papel social fundamental na vida dos goianos. “Nosso objetivo é minimizar a desigualdade social em Goiás por meio de programas que abram novas oportunidades. A tecnologia também pode e deve ser social. Hoje temos seis programas dentro da Secti atuando nesse sentido”, reforçou Gracinha.