Honraria reconheceu a importância das ações do programa AlfaMais Goiás para que municípios goianos pudessem avançar nos índices de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental

As ações desenvolvidas em regime de colaboração com os municípios, por meio do programa AlfaMais Goiás, garantiram ao Estado o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização 2024.

A honraria foi conferida pelo Ministério da Educação (MEC) aos Estados e municípios que colaboraram com o processo de alfabetização das crianças na idade certa.

Goiás foi um dos Estados que se destacaram na cerimônia de premiação, realizada nesta segunda-feira, (10/02), no Centro Internacional de Convenções de Brasília. O governador em exercício, Daniel Vilela, recebeu o Selo das mãos do
do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana.

A iniciativa que garantiu o Selo Ouro ao Estado foi o programa AlfaMais Goiás, que reúne uma série de ações que têm resultado em melhorias importantes no processo de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Diferencial
Daniel Vilela afirmou que Goiás tem feito um trabalho muito sério e estratégico para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma Educação de qualidade desde os primeiros anos escolares. “O AlfaMais Goiás tem sido um diferencial nesse processo e essa premiação é o reconhecimento desse esforço”, destacou ele.

A superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), Fátima Rossi, explicou que o Estado alcançou destaque no cenário nacional por garantir que 244 municípios atingissem a pontuação necessária para receber o selo.

Fátima afirma ainda que o programa faz parte da política de alfabetização do Estado que inclui formação de professores, distribuição de kits de materiais escolares, didáticos e literários e premiação das escolas que alcançaram as metas estabelecidas (Prêmio Leia). “São vários benefícios que as prefeituras recebem do Estado. Em resumo é ofertada a elas apoio técnico, didático, pedagógico e financeiro para que possam investir e melhorar a alfabetização de suas crianças”, completa.

Compromisso
Prefeito de Pires do Rio, Hugo Sérgio Batista (Hugo do Laticínio), frisou que a homenagem do governo federal aos municípios é muito importante porque incentiva ainda mais os municípios a trabalharem pela melhoria do ensino ofertado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a contribuição dos prefeitos para que façam o melhor que puderem pela Educação de suas cidades. “É esse o compromisso que o governo federal precisa de vocês para que possamos garantir uma Educação de qualidade para nossas crianças”, disse.

O presidente da República reconheceu que a única alternativa que o país tem para se manter no caminho do desenvolvimento é a Educação. Segundo ele, o atraso histórico na área educacional é resultado de decisões políticas que privilegiaram as elites. “O problema do Brasil nunca foi falta de dinheiro para investir em Educação. O que houve foi falta de vergonha dos governantes que sempre acharam que as classes menos privilegiadas não tinham direito a uma boa escola”, arrematou.

Camilo Santana, ministro da Educação, foi ainda mais enfático. Para ele, se o Brasil não investir agora na alfabetização nunca será capaz de reduzir as desigualdades sociais do país. Ele salientou ainda que ninguém faz nada sozinho e por isso é tão importante que União, Estados e municípios estejam de mãos dadas para construir e fortalecer a Educação brasileira.

Parceria pela Educação
O programa AlfaMais Goiás surgiu com o intuito de fortalecer a política de alfabetização no Estado e desde que foi criado, em 2021, já beneficiou mais de 300 mil crianças nos 246 municípios goianos, com a reforma de escolas, entrega de equipamentos, distribuição de 350 mil livros, 144 mil kits escolares e 40 mil livros para professores.
Os investimentos no programa até agora somam mais de R$ 85,5 milhões. E para 2025, o Governo de Goiás já destinou mais R$ 17,3 milhões para fortalecimento das ações voltadas à alfabetização. Esses esforços já refletem no desempenho dos alunos: em um ano, o índice de proficiência saltou de 49% para 56%, demonstrando a efetividade das políticas educacionais adotadas pelo Estado. (Texto: Maria José Rodrigues / Foto: Solimar de Oliveira)



Fonte da Notícia

Related Post