
Mais de 240 gestores de Cepis e assessores pedagógicos das CREs participaram da formação nos dias 17 a 19 de fevereiro
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) realizou, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, o “Encontro de Gestores dos Cepis: Liderança e Melhoria Contínua”, em Caldas Novas. Com a presença de mais de 240 gestores dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) e assessores pedagógicos das Coordenações Regionais de Educação (CREs) de todo o estado, o encontro foi palco do lançamento do projeto “Meu Cepi é 10”.
A secretária da Educação, Fátima Gavioli, destacou a importância da qualificação contínua dos gestores para a melhoria da Educação em Goiás. “A educação está em constante evolução e precisamos estar atentos a tudo que pode ser implementado para uma Educação excelente. Vejo o brilho e o amor pelos estudantes nos olhos dos diretores de Goiás e isso se reflete nos resultados do Ideb”, afirmou.
Para a diretora pedagógica da Seduc/GO, Alessandra Oliveira de Almeida, o evento fortalece a formação dos gestores e permite que novos conhecimentos sejam aplicados nos Cepis. “O contato direto motiva ainda mais os gestores a desenvolverem estratégias para o aumento de matrículas e melhoria da gestão escolar”, pontuou.
Cada vez melhor
Isabel Bezerra, gestora do Cepi Maria Ribeiro Carneiro, deRio Verde, e uma das primeiras diretoras de Cepi em Goiás, falou da evolução da Educação no estado nos últimos anos. “Participei de todas as formações e posso dizer que cada uma tem sido melhor que a outra. Estou encantada com esta edição e com o projeto ‘Meu Cepi é 10´´, afirmou a gestora.
A superintendente do Ensino Médio da Seduc/GO, Osvany Gundim, reforçou que o encontro é um momento de troca de experiências e planejamento. “Esse evento é uma oportunidade para motivar os gestores e orientá-los a partir de indicadores que vão auxiliar nas tomadas de decisão”. Ela também destacou os investimentos que o Governo de Goiás tem feito nos Cepis, proporcionando melhores condições de ensino e aprendizado para os jovens.
Lançamento do projeto “Meu Cepi é 10”
Durante o evento, foi apresentado o projeto “Meu Cepi é 10”, idealizado no final de 2024 com o objetivo de aumentar o número de matrículas nos Cepis e garantir a permanência dos estudantes nas unidades escolares.
A iniciativa conta com oito cadernos temáticos que abordam diferentes aspectos da Educação integral, como protagonismo juvenil, iniciação científica, ambientes de aprendizagem, acolhimento e tutoria.
A gerente de Educação Integral da Seduc/GO, Bianca Kelly Verly Maia Pereira, explicou que o projeto foi desenvolvido para estimular os gestores a implementarem estratégias inovadoras em suas escolas. “Temos, os temas como, ‘Meu Cepi é 10 na Robótica’ e ‘Meu Cepi é 10 na Gestão’, que são trabalhados ao longo do ano em formações específicas”, esclareceu.
Bianca também anunciou que serão lançados desafios para os estudantes, incentivando a participação, por meio de vídeos onde poderão mostrar por que seu Cepi é 10 em diferentes aspectos, como gestão e protagonismo.
O evento consolidou o compromisso da Seduc/GO, com a melhoria da Educação integral, investindo na formação de gestores e no desenvolvimento de novas estratégias para fortalecer o ensino no estado.
(Foto:Solimar Oliveira/ Texto: Isabele Brandão)