Estudo busca ouvir egressos da rede estadual de Educação de Goiás para compreender suas trajetórias após a escola

Como os jovens constroem suas trajetórias depois do Ensino Médio público? Para responder a essa pergunta, a Oppen Social lançou a pesquisa ‘Depois da Escola: Trajetórias da juventude’, um estudo que busca compreender as experiências e escolhas de ex-estudantes da rede pública nos anos seguintes à formatura.

O levantamento analisa temas como acesso ao ensino superior, inserção no mercado de trabalho, renda, planejamento familiar e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

A pesquisa está sendo realizada por meio de um questionário on-line voltado a jovens que concluíram o Ensino Médio entre 2015 e 2021 na rede pública do estado. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria da Educação de Goiás (Seduc/GO) e com o apoio do Instituto Sonho Grande.

Para participar, basta acessar o site trajetorias-da-juventude.com.br.

A gerente de Educação integral da Seduc/GO, Bianca Pereira, destaca que os dados são importantes para que as definições sejam mais acertadas. “O levantamento vai nos apoiar na instalação das modalidades de ensino e poderemos ver o impacto direto da Educação na vida dos nossos ex-estudantes”, ressaltou.

Conforme os organizadores da pesquisa, os resultados do estudo deverão contribuir para a melhor compreensão da realidade da juventude goiana, fortalecendo o aprimoramento de políticas públicas e a ampliação de oportunidades para os jovens.

“Queremos conhecer as trajetórias de jovens de diferentes regiões e realidades para entender de que forma o Ensino Médio público tem moldado seus caminhos, seus sonhos e suas escolhas. Essa escuta é essencial para fortalecer políticas públicas e ampliar oportunidades de futuro”, explica Ana Paula Sampaio, chefe de pesquisa da Oppen Social.

Os participantes concorrem a um kit eletrônico por estado (com mochila, Kindle 16 GB e fones Bluetooth) e, entre todos os inscritos, a um notebook 15,6” com processador Intel Core i3, 8 GB e 256 GB SSD.



Fonte da Notícia

Related Post