Programação reuniu mais de 300 estudantes para celebrar criatividade, experiências e inovação na rede pública estadual

A criatividade, o talento e também a capacidade de transformar realidades marcaram o 1º Fórum dos Jovens Protagonistas da Educação Profissional e Tecnológica, promovido, nesta quarta-feira, (19/11), pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), por meio do Programa Profissionaliza Goiás. O encontro reuniu mais de 300 estudantes de todas as regiões do estado, reconhecidos por desenvolverem projetos inovadores dentro de suas unidades escolares.

A abertura do evento contou com o som da música sertaneja interpretada pelo estudante Williender Costa Pondé, do Colégio Estadual Professor Wilmar Gonçalves, que emocionou o público e reforçou o talento dos jovens da Educação.

Educação além da sala de aula

Além disso, na sequência, os participantes receberam as boas-vindas do coordenador de Execução da Política de Educação Profissional, Andrei Pires de Alcântara, que destacou o papel transformador da iniciativa de cada jovem protagonista. “Bom dia, Jovens Protagonistas. Vocês são os melhores estudantes do estado de Goiás. Este evento nasce do compromisso de mostrar que a Educação Profissional e Tecnológica vai além da sala de aula. Ela forma cidadãos críticos, experientes e capazes de mudar o mundo ao seu redor. Vocês estão brilhando”, ressaltou.

Premiação dos Jovens Protagonistas

O ponto chave da programação foi a premiação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da rede.

Em 3º lugar ficou o Colégio Estadual Pedro Mendonça, de Goianésia, com o trabalho de Pedro Augusto Magalhães e Jean Costa dos Santos Filho. O 2º lugar foi conquistado pelo Cepi Oséas Borges Guimarães, de Goiatuba, representado pelas estudantes Yasmin Costa Peres e Nicoly Ribeiro. A 1ª colocação ficou com o Colégio Estadual Professora Josefa Barbosa, de Posse, com as estudantes Aniquele da Silva e Aillama Moreira, que receberam o maior reconhecimento da tarde.

Durante o evento os jovens participaram de oficinas práticas sobre temas essenciais para a formação contemporânea: Robocom, Inteligência Artificial aplicada à comunidade, Projeto de Vida e Fundamentos da Educação Profissional para o ensino integrado. Os conteúdos reforçaram o propósito do fórum, que é ampliar horizontes e incentivar a autonomia intelectual dos estudantes.

Tour no Natal do Bem

A programação especial para os Jovens Protagonistas começou ainda na terça-feira, (18/11), com um tour no Natal do Bem, promovido pela Organização da Voluntarias de Goiás (OVG) no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A visita fez parte da ação social integrada ao encontro, proporcionando aos estudantes um momento cultural e de interação entre os alunos.

(Texto: Isabele Brandão/Fotos: Solimar de Oliveira)



Fonte da Notícia

Related Post