Política visa a acompanhar os estudantes numa trajetória de sucesso escolar
Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

A subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, a oficial de educação da Unicef, Erondina Silva, e a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, abriram o evento. | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.
Gestores das unidades escolares de ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal reuniram-se, nesta quinta-feira (27), para dialogar sobre o programa SuperAção para o ano de 2025. A política visa a atender 100% dos estudantes, do 3º ao 8º ano do ensino fundamental, que estão em situação de incompatibilidade idade/ano. Além dos gestores, o evento também contou com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, e a oficial de educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Erondina Silva.
O programa SuperAção tem como objetivo reconstruir trajetórias escolares dos estudantes em situação de incompatibilidade idade/ano, fortalecendo a cultura de enfrentamento ao fracasso escolar, muitas vezes relacionado a fatores pessoais, sociais e psicológicos. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a importância de devolver autoestima e dignidade aos estudantes com o resgate da educação.
“Nós queremos que o Distrito Federal seja um território livre do analfabetismo adulto, porque quando você deixa a escola na idade da aprendizagem, é mais difícil voltar depois. Então, buscamos resgatar esses estudantes, dando a eles uma dignidade, um futuro melhor, com novos horizontes e oportunidades”.
O programa é destinado a estudantes da rede pública, entre 10 e 15 anos, com até dois anos de defasagem escolar e que estejam em transição para a fase da adolescência, na qual ocorre intensa mudança corporal, psicológica, social e emocional. É o caso da ex-estudante do CEF do Bosque, em São Sebastião, Emanuele Sena, de 15 anos, que participou do programa e hoje é extremamente agradecida pela oportunidade.
“Os professores me acompanharam durante todo esse processo, eu me senti acolhida, senti que eu poderia continuar sem ter medo. E me motivou muito a terminar a escola, porque eu pensava que não iria terminar”.

A estudante Emanuele Silva e a professora Bianca Cruz compartilharam suas vivências com o programa SuperAção. | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.
O programa atende 100% dos estudantes em todas as escolas. Os gestores recebem orientações e treinamentos para identificar estudantes elegíveis ao programa. A gerente de Atenção às Aprendizagens da Diretoria do Ensino Fundamental da SEEDF, Fabíola Gonzaga, explica: “o estudante participante do SuperAção terá uma organização curricular e uma escuta diferenciada. Dessa forma, ele é motivado a aprender e tem a autoestima recuperada, reconectando-se com as aprendizagens”.
Ademais, Fabíola menciona que as expectativas para este ano são de avançar no apoio aos professores, com formações junto à Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais de Educação (EAPE), além de criar um repositório de atividades e projetos para o programa. O evento também contou com a detalhada apresentação da diretora de ensino fundamental da SEEDF, Ana Carolina Tavares, sobre o plano de ação para este ano.

A diretora de Ensino Fundamental da SEEDF, Ana Carolina Tavares, apresentou o programa e o plano de ação para os gestores. | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.
Programas como esse reforçam a importância de não deixar qualquer aluno para trás e que, mesmo com as complexidades, é possível resgatar discentes desmotivados. A subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, reforça essa possível potencialidade. “Muitos desses estudantes estão esperando uma única oportunidade de serem vistos, serem percebidos conforme a sua necessidade, porque muitos são os fatores que fizeram com que eles estivessem nessa situação de incompatibilidade idade/ano”.