Encontro instruiu gestores das Regionais de Ensino sobre o sistema de avaliação

Por Alan Resah, Ascom/SEEDF

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou da abertura do evento | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

Instituído desde julho do ano passado, o Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SipaeDF) representa um marco significativo para a educação pública do DF. Para tratar da implementação da ferramenta, os coordenadores das Regionais de Ensino estiveram reunidos com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Francis Ferreira, na manhã desta quinta-feira (27), no auditório Neusa França, na sede da Secretaria de Educação.

 

Este sistema tem como objetivo principal monitorar, avaliar e aprimorar continuamente a qualidade do ensino oferecido nas escolas da rede pública, garantindo que os estudantes tenham acesso a uma educação de excelência e equitativa.

 

Para a qualidade do ensino público, a avaliação atua como o fio condutor que nos trará parâmetros de como está o desenvolvimento escolar de cada estudante”, afirmou a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, na abertura do encontro.

 

Para a qualidade do ensino público, a avaliação atua como o fio condutor que nos trará parâmetros de como está o desenvolvimento escolar de cada estudante.

Hélvia Paranagua, secretária de educação do DF

 

Segundo a subsecretária Francis Ferreira, o foco do sistema de avaliação do Distrito Federal está nas aprendizagens, uma vez que não se limita a avaliar o desempenho dos estudantes em provas padronizadas, mas também busca compreender os processos de ensino e aquisição de conhecimentos em sala de aula.

 

Isso permite identificar metodologias que funcionam bem e replicá-las em outras escolas, além de oferecer suporte personalizado para alunos com dificuldades de aprendizagem. Assim, o sistema contribui para reduzir as desigualdades educacionais e garantir que todos os estudantes tenham oportunidades iguais de aprender e se desenvolver”, explicou a subsecretária.

 

Um dos pilares do SipaeDF é a coleta sistemática de dados sobre o desempenho dos alunos, as práticas pedagógicas adotadas pelos professores e as condições estruturais das escolas. Essas informações são fundamentais para identificar pontos de melhoria e implementar políticas públicas educacionais baseadas em evidências.

 

Ao analisar os resultados das avaliações, os gestores educacionais podem direcionar recursos e esforços para áreas que necessitam de maior atenção, como a formação continuada de docentes, a modernização da infraestrutura escolar e a inclusão de tecnologias educacionais.

 

Transparência

 

Outro aspecto relevante é que o SipaeDF promove a transparência e a responsabilização no sistema educacional. Ao tornar públicos os resultados das avaliações, a sociedade civil, os pais e os próprios estudantes podem acompanhar o progresso das unidades escolares e cobrar melhorias quando necessário. Essa participação ativa da comunidade é essencial para construir um ambiente educacional mais colaborativo e comprometido com o sucesso dos alunos.

 

Por fim, a implementação do SipaeDF fortalece a cultura de avaliação e melhoria contínua na rede pública de ensino do Distrito Federal. Ao estabelecer um ciclo constante de diagnóstico, intervenção e reavaliação, o sistema assegura que as políticas educacionais sejam dinâmicas e adaptáveis às necessidades reais dos estudantes e das escolas. Isso não apenas eleva a qualidade da educação, mas também prepara os jovens para os desafios do século XXI, capacitando-os com conhecimentos, habilidades e competências essenciais para a vida pessoal e profissional.

 

 



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