Fátima Gavioli, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, foi convidada a ministrar palestra e pontuou a relevância do compromisso com a Educação

A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, foi uma das palestrantes do 1º Fórum Gaepe/GO: Compromisso com a Educação Municipal, realizado nesta terça-feira, (25/03), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE/GO).
O evento reuniu gestores e especialistas para discutir os desafios e avanços da Educação na primeira infância e a alfabetização na idade certa. Na abertura do encontro, Fátima Gavioli abordou o tema “Governança Colaborativa e os Desafios da Educação em Goiás”, ao lado de representantes do Ministério Público de Goiás (MP/GO), Instituto Articule e Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM/GO).
Durante sua fala, a secretária destacou a importância do trabalho conjunto entre os diferentes órgãos para fortalecer a Educação no Estado. Um dos pontos altos do fórum foi a assinatura do Pacto Interinstitucional pela Educação em Goiás, um compromisso coletivo entre diversas entidades para aprimorar a governança educacional e implementar políticas eficazes na rede de ensino.
Entre os temas debatidos no evento estiveram a expansão de vagas em creches, a Busca Ativa escolar e as estratégias para inclusão e permanência das crianças nas escolas. A iniciativa busca apoiar gestores municipais na formulação de políticas educacionais baseadas em evidências e voltadas à melhoria do ensino.
Compromisso com a Educação
Para Fátima Gavioli, a assinatura do pacto reforça um trabalho que já vem sendo desenvolvido no Estado. “Esse compromisso com a Educação já existe, e agora, com o Gaepe/GO, ganhamos um reforço ainda maior para avançarmos ainda mais”, afirmou ela.


A secretária municipal da Educação de Goiânia, Giselle Faria, também ressaltou a importância da colaboração entre as esferas de governo. “Precisamos pensar em políticas públicas que atendam nossas crianças de forma integral. Educação de qualidade significa oferecer um atendimento completo, garantindo não apenas ensino, mas também, acesso à saúde, vacinas e bem-estar das crianças nas unidades escolares”, pontuou ela.