Evento reúne especialistas de todo o país para debater soluções inovadoras e fortalecer políticas de proteção no ambiente educacional

Começou na manhã desta quinta-feira, (09/10), o III Fórum Nacional de Segurança Escolar, realizado em Goiânia. O encontro reúne profissionais da Educação e da Segurança Pública de todos os estados brasileiros com o propósito de construir estratégias integradas que garantam ambientes escolares mais seguros e acolhedores. O Fórum continua até a sexta-feira (10/10).

A abertura foi conduzida pela secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, que representou o governador Ronaldo Caiado. Em seu discurso, a secretária destacou o comprometimento do Estado na criação de políticas eficazes de proteção escolar, ressaltando a integração entre as forças de segurança e as unidades de ensino.

“Hoje, em Goiás, nós já temos uma experiência consolidada, onde policiais podem receber hora extra para realizar o patrulhamento nas escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social ou com histórico de violência. Esse modelo tem apresentado resultados expressivos […] garantindo rondas constantes e maior tranquilidade à comunidade escolar. É um projeto que dá muito certo e que temos orgulho de apresentar aqui”, destacou Fátima Gavioli.

Iniciativas bem-sucedidas

Durante o Fórum, ocorre o espaço “Projetos Exitosos – Inovações e Ideias para a Melhoria da Segurança Escolar no Brasil”, destinado à apresentação de iniciativas bem-sucedidas desenvolvidas por estados de todo o país. O objetivo é compartilhar experiências e inspirar novas práticas de gestão e prevenção no contexto educacional.

A programação segue até sexta-feira (10/10), com palestras e mesas temáticas voltadas a temas como convivência escolar, prevenção à violência e o papel das redes de proteção.

A primeira palestra foi ministrada por Telma Vinha, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das maiores referências do país em estudos sobre violência e convivência escolar. Em sua fala, ela abordou os desafios da escola brasileira e dos pais diante dos novos contextos sociais e a dificuldade em criar diálogos com estudantes que se retraem por conta do bullying.

O evento conta com a presença de importantes autoridades, entre elas, o secretário de Estado de Segurança Pública de Goiás, coronel Renato Brum; o controlador-geral do Estado, Marcos Tadeu de Andrade; a secretária municipal de Educação de Goiânia, Giselle Faria; além dos deputados estaduais Alessandro Moreira, Bia de Lima, coronel Adailton, Dra. Zeli e Virmondes Cruvinel, e do comandante-geral da PMGO, coronel Marcelo Granja.

Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), em parceria com órgãos de segurança pública, o Fórum reforça o compromisso do Estado em promover políticas intersetoriais que garantam proteção, cidadania e qualidade de vida para estudantes e profissionais da rede.



Fonte da Notícia

Related Post