Evento levou reflexão, carinho e diversão aos cozinheiros neste sábado (1)
Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

Profissionais da merenda escolar da Regional do Recanto das Emas participam de evento comemorativo neste sábado (1) | Foto: Ascom/SEEDF
O sábado (1) foi de festa e reconhecimento para os profissionais que alimentam o futuro da rede pública de ensino. A Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Recanto das Emas promoveu uma celebração especial em homenagem ao Dia do Merendeiro Escolar, reunindo os cozinheiros e cozinheiras que atuam nas unidades da região para um dia de diversão, carinho e reflexão, no Recanto Social Clube.
A homenagem reverbera a importância vital desses profissionais no processo educacional. São eles que garantem a barriga cheia dos estudantes, uma condição indispensável para possibilitar o aprendizado de qualidade. O trabalho vai além da nutrição: é carinho e afeto em forma de sabor.

Em seu discurso, a secretária Hélvia Paranaguá destacou a importância dos merendeiros para a memória afetiva e o desenvolvimento dos estudantes da rede pública | Foto: Felipe de Noronha | Ascom/SEEDF
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, fez questão de prestigiar o evento e ressaltar o papel central dos homenageados. “Quero expressar a grande alegria que eu tenho por tê-los e tê-las na nossa rede pública de ensino, cuidando dos nossos estudantes e fazendo aquilo que é fundamental. É o que eu tenho dito sempre: nenhuma criança aprende de barriga vazia. Vocês tratam de uma questão importantíssima, que é a memória afetiva da merenda da escola. Vocês, assim como os professores, são inesquecíveis para os estudantes“, afirmou a secretária.
Mais do que técnicos da alimentação, os merendeiros são verdadeiros agentes do amor, que dedicam carinho e afeto em cada preparo. O potencial transformador de cada estudante bem alimentado passa, invariavelmente, pelas mãos dedicadas desses profissionais, que muitas vezes oferecem a refeição mais importante do dia para muitos estudantes.

Carinho e orgulho que passa de geração a geração: a merendeira Marilene Alves, há nove anos na rede, ao lado do filho, Guilherme Vieira, que também atua como cozinheiro escolar na rede pública de ensino | Créditos: Felipe de Noronha (Ascom/SEEDF)
Guilherme dos Santos Vieira, que atua há 10 meses na Escola Classe (EC) 401 do Recanto das Emas, conhece bem essa realidade. “Sempre que eu chego, as crianças me cumprimentam com um bom dia e perguntam qual que é o lanche. Porque, igual falaram ali, às vezes é a única refeição deles. A gente faz como se fosse para a nossa casa e dá o melhor, sempre“, relata o cozinheiro.
O orgulho pela profissão, nesse caso, é de família. Guilherme é filho de Marilene Alves, que também atua como merendeira há nove anos na rede. Para ela, o retorno dos estudantes é o que move o dia a dia. “É gratificante chegar de manhã e eles perguntam: ‘Tia, qual é o lanche?’. Depois da refeição eles falam: ‘Tia, o lanche tava uma delícia!’. E depois perguntam, e o dia amanhã? Já querem saber o dia amanhã, né?” relembra a merendeira.
“A palestra foi muito boa, muito educativa pra gente“, avaliou Adelaide Ferreira Castro, merendeira do CEI Buritizinho. “Como a gente trabalha, é um trabalho muito do amor, mas sensitivo também. Ele [o palestrante] ensinou muitas coisas pra gente. Como a gente tem que cuidar da saúde da gente, né? A gente tem que pensar em nós também”, refletiu.

Carinho e orgulho que passa de geração a geração: a merendeira Marilene Alves, há nove anos na rede, ao lado do filho, Guilherme Vieira, que também atua como cozinheiro escolar na rede pública de ensino | Créditos: Felipe de Noronha (Ascom/SEEDF)
Para os profissionais, o momento de celebração e reconhecimento traz um novo ânimo. “Faz a gente se sentir mais importante, né? Porque muitas vezes fica ali nos bastidores“, destacou Guilherme. Marilene, emocionada, completou: “Já tem nove anos que eu estou como merendeira, né? E é a primeira vez num evento assim. É muito bom, eu estou satisfeita. Vai dar um ânimo para continuar e melhorar cada dia.”
Mais do que uma simples homenagem, o encontro no Recanto das Emas consolidou o reconhecimento a profissionais que, embora muitas vezes atuem nos bastidores, são peças centrais no processo de aprendizagem. A celebração uniu o cuidado com o bem-estar da equipe à valorização de um trabalho que mistura nutrição e afeto, garantindo o “ânimo para continuar” e reforçando a certeza de que o carinho servido diariamente na merenda escolar é, como destacou a secretária Hélvia Paranaguá, “inesquecível” para a trajetória de cada estudante.
Leia também


